TEMPEROS DE CINEMA PELO MUNDO – ITÁLIA – A GRANDE BELEZA

Em Roma, durante o verão, o escritor Jep Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance “O Aparelho Humano”, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

Rafael Amaral e Natália Bocanera, comentam sobre o diretor, o estilo contemplativo do filme, e Samdra Romansini sugere como dica uma receita deliciosa.

Ouça também no Spotify

Minestrone

INGREDIENTES

2 batatas em cubos

1 abobrinha em cubos

10 vagens (cerca de 80 g) fatiadas.

1 cebola picadinha

1 talo de salsão (com as folhas) picadinho

1 cenoura em cubinhos

2 dentes de alho picadinhos

1 lata de tomate pelado em cubos (400 g)

1 lata de feijão-branco cozido (400 g) ou carioca

1 maço de couve  rasgadas (10 folhas)

1 litro de água

1 pedaço de casca de queijo parmesão lavado (opcional)

2 folhas de louro

2 colheres (sopa) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo :

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e a cebola, com 1 pitada de sal, por cerca de 5 minutos, até murchar e começar a dourar. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 5 minutos. Por último, junte o alho e o louro e mexa por 1 minuto.

Acrescente o tomate pelado aos poucos, mexendo bem o refogado a cada adição — essa técnica chamada pinçage dá mais sabor ao caldo. Regue com a água, junte a batata e tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta a gosto. Adicione a casca de parmesão (caso esteja usando), a folha de salsão e aumente o fogo.

Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo bem baixo por 40 minutos – tem que ser fogo baixinho mesmo, para formar um caldo de sabor concentrado e perder o mínimo de volume.

Enquanto isso, lave e seque a abobrinha, a vagem e a couve. Descarte as pontas e corte a abobrinha em cubos de 1 cm. Descarte as pontinhas e corte a vagem em fatias de 1 cm. Corte as folhas de couve ao meio, no sentido do comprimento, e descarte o talo central. Empilhe uma sobre a outra e fatie no sentido da largura em tiras de 1 cm.

Após os 40 minutos, misture a vagem e a abobrinha à panela e deixe cozinhar por mais 20 minutos.

Escorra o feijão numa peneira. Misture o feijão e a couve fatiada à sopa e deixe cozinhar por 3 minutos, com a tampa, até o feijão aquecer e a couve ficar macia. Sirva a seguir.

Tags :

Siga-nos :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUEM SOMOS?

O projeto Temperos de Cinema, surgiu de uma paixão antiga pelo cinema. Desde a infância o cinema sempre fez parte da minha vida de tal forma, que considero roteiristas e diretores como amigos e conselheiros.

POSTS RECENTES

Fique por dentro de todas as novidades da Tempero de Cinema!