Esse filme que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro , inicia a série especial sobre o cinema Latino Americano.
Baseado em fatos reais, Argentina, 1985 se inspira na história de Julio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe processam militares da ditadura argentina, mais conhecida como Julgamento das Juntas. O processo começou pouco tempo antes do começo do julgamento, quando dois promotores começam a pesquisar e julgar as cabeças da Ditadura Militar Argentina. Strassera e Ocampo enfrentam-se à influência das pressões políticas e militares e reúnem a uma equipa legal de advogados para levar a cabo o julgamento das juntas. O Julgamento das Juntas foi o primeiro julgamento no mundo por um tribunal civil contra comandantes militares que tinham estado no poder. Começando em 22 de abril de 1985, o julgamento durou muito tempo, cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas que viram o chamado “causa 13”. No final, 709 casos foram julgados e sentenciados pelos juízes León Arslanian, Ricardo Gil Lavedra, Jorge Torlasco, Andrés D’Alessio, Guillermo Ledesma e Jorge Valerga Aráoz.
Rafael Amaral, comenta sobre o cinema latino americano como um todo.
E a Viva Cozinha selecionou a receita de um molho clássicp da cozinha Argentina
MOLHO CHIMICHURRI
Ingredientes
½ maço de salsa (cerca de ½ xícara) bem picada
2 colheres de sopa de orégano fresco bem picado
4 dentes de alho amassados
½ xícara de cebolinha bem picada
1 pimenta pequena ( a fresno vermelha ou coreana vermelho são ótimas opções ) sem as veias e sementes , e bem picada (pode ser substituída por 1 a 2 colheres de chá de pimenta calabresa em flocos) – ajuste a gosto e de acordo com o quanto de sabor picante você e seus convidados podem tolerar.
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de suco fresco de limão
½ xícara de azeite , prefira usar azeite de oliva, apesar de não ser a tradicional escolha argentina.
Sal e pimenta a gosto.
PREPARO
Misture muito bem todos os ingredientes.