A Camareira, da estreante Lila Avilés, olha para as pessoas com os olhos da personagem Eve (Gabriela Cartol), a humilde funcionária de um hotel luxuoso na Cidade do México.
Com uma câmera que nos mantém próximos à protagonista, Avilés faz o espectador tornar-se íntimo da camareira e de seu dia-a-dia limpando e arrumando os quartos de seu pequeno e desejado “feudo” no 21º andar do hotel.
Vemos seu cuidado e sua eficiência em seu trabalho, vemos como ela lida com as mais esdrúxulas situações com os clientes, como a mulher argentina que transforma Eve em uma babá ou o cliente judeu que, obedecendo estritamente o sabá, pede para ela apertar o botão para chamar o elevador ou, ainda, o hóspede que tem alguma tara pelas amenidades oferecidas, como os frasquinhos de xampu e creme e toalhas.
Também vemos seus desejos, que vão do vestido vermelho deixado na seção de Achados e Perdidos até a chance de trabalhar no ponto alto da carreira de uma camareira desse hotel: o 42º andar, com seus quartos que mais parecem pequenas mansões.
E tudo isso o roteiro que Avilés escreveu com Juan Carlos Marquéz passa com uma primorosa economia de palavras e uma perfeita fluidez narrativa que faz a navegação pela história muito fácil de se acompanhar, por vezes até emprestando à fita um tom documental.
A delicadeza e a simplicidade de “A Camareira”, carregado nas costas por um impressionante trabalho de Gabriela Cartol e por uma direção precisa de Avilés, é um daqueles filmes que é feito para encantar na mesma medida que para incomodar. E ele cumpre sua função com louvor ao nos forçar a ver os seres humanos invisíveis que estão ao nosso redor.
Este filme representará o México no Oscar 2020 e você poderá assistir “A Camareira” no Moviecom Arte, dias 21 e 22 às 11 hs e dia 24 de dezembro às hs.
https://youtu.be/NoNNIe30428
Ficha Técnica
Título original: La Camarista
Nacionalidades: México, EUA
Gênero: Drama
Ano de produção: 2018
Estréia: 14 de novembro de 2019 (Brasil)
Duração: 1h 42min
Classificação: 14 anos
Direção: Lila Avilés
Roteiro: Lila Avilés, Juan Márquez
Produção: Lila Avilés, Pau Brunet, Jana Diaz Juhl, Tatiana Graullera, Carlos Rossini, Axel Shalson
Direção de fotografia: Carlos Rossini
Elenco: Gabriel Cartol, Teresa Sánchez, Augustina Quinci
Edição: Omar Guzmán
Direção de elenco: Lucía Uribe Bracho
Direção de arte: Vika Fleitas
Estúdios: Amplitud, Bambú Audiovisual, La Panda
Distribuição: Supo Mungam Films