No cinema (como nas artes em geral), quase nada é somente o que parece. A “Árvore dos Frutos Selvagens”, do premiado diretor Nuri Bilge Ceylan, transcende facilmente o cinema para tratar da humanidade e os muitos modos de lidar com ela.
Dentro de um contexto de diferenças entre os costumes rurais e urbanos, o filme busca tocar em pontos delicados dialogando com a dificuldade de se manter honesto consigo e com os outros, com a responsabilidade da existência e o enfrentamento da própria insignificância.
A história gira em torno de Sinan (Dogu Demirkol), um jovem que retorna à terra natal, de onde saiu para estudar. Terminada a faculdade, o jovem se vê desempregado e tenta viabilizar a publicação de seu primeiro livro. As dívidas do pai, metido em apostas de corridas de cavalos, tornam tudo mais difícil para o aspirante a escritor.
As reflexões propostas pelo roteiro – assinado pelo próprio Ceylan em conjunto com sua esposa Ebru e o estreante Akin Aksu – mexem em vários vespeiros, das tradições à política, passando inclusive pelas discussões teológicas, pricipalmente sobre a necessidade de adaptação da religião à realidade.
Famoso por planos longos, de diálogos “em tempo real”, sem cortes bruscos, e pelo uso de fotografia naturalista, Ceylan volta suas lentes a um realismo de fundo literário para comentar a Turquia atual com todas suas instabilidades e suas crises, financeira e política.
A arrebatadora direção de fotografia é assinada por Gökhan Tiryaki, que explora com perfeição as nuances entre luz e sombra para cada frame, especialmente quando faz uso da luz natural.
Você precisa assistir “A Árvore dos Frutos Selvagens”, um dos melhores filmes da temporada e que será exibido no Moviecom Arte nos deias 24 e 25 de agosto às 11 horas e no dia 27 de agosto às 14 horas.
Ficha Técnica
Título original: Ahlat Agaci
Nacionalidades: França, Turquia, Alemanha, Bulgária
Gênero: Drama
Ano de produção: 2019
Estréia: 6 de junho de 2019 (Brasil)
Duração: 3h 08min
Direção: Nuri Bilge Ceylan
Roteiro: Nuri Bilge Ceylan, Akin Aksu, Ebru Ceylan
Elenco: Aydin Dogu Demirkol, Murat Cemcir, Bennu Yildirimlar
Direção de fotografia: Gökhan Tiryaki
Edição: Nuri Bilge Ceylan
Design de produção: Meral Aktan
Figurino: Demet Kadizade
Distribuição: Fênix Filmes