Nos dias 16 e 17 de setembro o Moviecom Arte apresenta uma comédia que conta a história de um grupo de sobreviventes do Holocausto.
Essa abordagem pouco comum em filmes relacionados ao tema já é um ponto de partida interessante para “Bye Bye Alemanha”, do diretor Sam Garbarski. Sem a pretensão de criar uma obra prima como “O Grande Ditador” de Chaplin, ou “A Vida É Bela” de Roberto Benigni, este filme usa o humor para explorar um tema muito pouco abordado: o retorno de Judeus à Alemanha depois da Segunda Guerra.
“Bye Bye Alemanha” conta a história de David Bermann, que retorna a Alemanha e encontra o país devastado, repleto de lembranças ruins e sem oferecer muitas perspectivas de futuro. Ele lidera um grupo bem heterogêneo de sobreviventes e sonha em fugir para a América. Para isso ele e seus amigos eles montam um negócio de venda de enxovais para alemães que até então apoiavam seus algozes.
Paralelamente, David é investigado por suposto colaboracionismo, já que, vivendo em um campo de concentração, fora cooptado para ensinar Hitler a contar piadas. O personagem é divinamente interpretado por Moritz Bleibtreu.
Ficha Técnica:
Título Original: “Es war einmal in Deutschland”
Título em Português: “Bye Bye Alemanha”
Gênero: Comédia
Direção: Sam Garbarski
Roteiro: Michel Bergmann e Sam Garbarski
Elenco: Moritz Bleibtreu, Antje Traue e Tim Seyfi
País de Origem: Alemanha
Distribuição: Mares Filmes