No cinema contemporâneo a mensagem é muitas vezes mais importante que a própria obra. Reflexo de tempos conturbados e da necessidade cada vez maior de dar visibilidade às minorias oprimidas e problemas sociais urgentes.
O filme “Tour de France” tem essa proposta. Dirigido por Rachid Djaïdani e estrelado por Gérard Depardieu esse road-movie expõe a França de maneira profunda, mostrando sua história e geografia, como cenário para dois personagens divergentes e, ao mesmo tempo, ligados por fortes laços.
O rapper francês Sadek interpreta Far’Hook, um jovem rapper que se vê obrigado a sair da cena parisiense por uns tempos e vai ao encontro de seu pai, Serge (interpretado por Depardieu), um homem obstinado a seguir os passos do pintor Joseph Vernet.
A trama se desenvolve durante uma viagem que os dois fazem juntos e são obrigados a lidar com a ignorância mútua sobre os valores um do outro. Não por acaso o título do filme faz menção à tradicional prova ciclística da França. A exemplo dos atletas, a resistência e a força dos personagens também é testada nessa viagem.
Se a xenofobia é um problema que assola toda a Europa e já foi mostrada em diversos filmes, Rachid Djaidani faz um excelente trabalho ao tocar neste tema de forma tão delicada e sensível.
Você poderá assistir “Tour de France” no Moviecom Arte no próximo final de semana, dias 09 e 10 de setembro, às 11 horas.
Ficha Técnica
Título: Tour de France
Título Original: Tour de France
Direção: Rachid Djaïdani
Roteiro: Rachid Djaïdani
Fotografia: Luc Pagès
Elenco: Gérard Depardieu, Louise Grinberg, Sadek
Distribuidora: Bonfilm
Uma resposta
Adorei esta ideia de filmes.