Temperos 5 Anos: Moqueca Baiana

O Programa Temperos de Cinema completa 5 anos e para comemorar selecionamos 5 receitas já apresentadas, que formam o cardápio de uma verdadeira festa gastronômica e cinéfila.
Esta semana, postaremos uma receita por dia. E começamos com uma Moqueca Baiana, inspirada no filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto (1976). sobre a obra de Jorge Amado.
Este filme foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro e conta a história de uma romântica e recatada Flor, uma dona de casa vivida por Sônia Braga, que para garantir o sustento da casa dá aulas de culinária
A chef Sandra Romansini dá o passo a passo da receita e todos os segredos deste famoso prato típico da culinária brasileira e também o prato preferido do personagem Vadinho, o malandro marido de Dona Flor, vivido por José Wilker.

Receita da Moqueca Baiana

Ingredientes:

1 namorado de 2 kg cortado em postas, com pele, cabeça e rabo (limpo e sem escamas) ou 6 postas do peixe branco que preferir

50 ml de azeite de dendê

30 ml de azeite virgem

1 colher de coloral

1 cebola picadinha

1 pimentão verde

1 tomate maduro

3 dentes de alho

1 folha de louro

100 gramas de camarão

100 gramas de lulas

100 gramas de polvo pre cozido

1 pitada de pimenta baiana

Pimenta do reino a gosto.

2 xícaras (chá) de folhas de coentro

Caldo de 3 limões taiti

1 e ½ colher (sopa) de sal
Modo de preparo:

Tempere as postas de peixe e marine com sal, limão e pimenta do reino. Deixe descansar em geladeira por 1 hora.
Em uma frigideira ou panela baixa, aqueça o azeite o azeite de dendê e uma colher de cafe de coloral, junte o alho e a cebola e doure, coloque as postas de peixe e os frutos do mar. Coloque os tomates, o louro, e o leite de coco. Disponha os pimentões e salpique o coentro. Tempere com sal e pimenta do reino e pimenta baiana. Tampe e deixe cozinhar por 15 minutos e vá regando sempre com o molho. Virando o peixe ate que o molho fique suculento e os temperos se incorporem. Por cerca de 5 minutos.
Sirva quente com pimenta e arroz branco.

Dona-Flor

Tags :

Siga-nos :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUEM SOMOS?

O projeto Temperos de Cinema, surgiu de uma paixão antiga pelo cinema. Desde a infância o cinema sempre fez parte da minha vida de tal forma, que considero roteiristas e diretores como amigos e conselheiros.

POSTS RECENTES

Fique por dentro de todas as novidades da Tempero de Cinema!