Pode um homem e uma mulher serem apenas bons amigos?
Temas polêmicos costumam render bons filmes e essa comédia romântica de 1989, escrita por Nora Ephron e dirigida por Rob Reiner, é um bom exemplo. “Harry e Sally, Feitos Um Para O Outro” virou um cult movie e ocupa o 23º posto na lista das melhores comédias norte-americanas do American Film Institute.
A trama conta a história de dois jovens de Chicago que, após a formatura, se mudam para Nova York onde cada um vai viver a sua vida. Na faculdade eles mal se conheciam mas fazem a viagem juntos graças a uma amiga em comum, que os apresenta.
O título original “When Harry Met Sally”, traduz melhor o filme. Os dois se conhecem oficialmente durante a catastrófica viagem de carro entre Chicago e Nova York. Os dois não concordam sobre nenhum assunto e as diferenças entre ambos fica nítida em uma discussão sobre o filme “Casablanca”.
No fim da viagem eles se separam mas durante 12 anos se encontram esporadicamente até se tornarem grandes amigos e se descobrirem apaixonados um pelo outro.
Estrelado por Billy Crystal e Meg Ryan o filme é lembrado principalmente pela antológica sequência onde Meg (a então “namoradinha da América”) finge um orgasmo comendo um lanche de pastrami em uma lanchonete, para mostrar como as mulheres podem simular prazer durante uma relação só para agradar ao homem.
Veja a receita do sanduíche no programa Temperos de Cinema desta semana (clique aqui).
No entanto, “Harry e Sally, Feitos Um Para O Outro” é repleto de ótimos diálogos e situações que retratam particularidades da geração que fez os anos 80 e 90, além de sacadas brilhantes como os depoimentos de casais de velhinhos que pontuam todo o filme.
Esse filme é para matar a saudade de uma época pré-globalização e ombros marcados por ombreiras, talvez a última geração de românticos à moda antiga. Ou, citando uma frase de Sally: “It’s about old friends”. Really friends.
Ficha Técnica:
Título: Harry e Sally, Feitos Um Para O Outro
Título Original: When Harry Met Sally
Ano: 1989
Gênero: Comédia romântica
Direção: Rob Reiner
Roteiro: Nora Ephron
Elenco: Meg Ryan, Billy Cristal, Bruno Kirby, Carrie Fischer, David Burdick, Gretchen Palmer, Joe Vivani, Lisa Jane Persky, Michelle Nicastro, Robert Alan Beuth e Steven Ford
País: Estados Unidos
Distribuição: Columbia Pictures