Todo mito nasce homem comum e se torna mito por suas realizações ou por suas ideias. O filme que inspirou a receita do Espaguete Com Mexilhões em Temperos de Cinema é “Diários de Motocicleta”, que mostra o homem Che Guevara antes de se tornar um mito.
Em 1951, Che ainda era Ernesto Guevara De La Serna, um rapaz de 23 anos prestes a se formar em medicina, que resolveu fazer uma viagem de motocicleta pelos confins da América Latina, em companhia de seu amigo Alberto Granado.
Essa viagem foi registrada em livro pelo próprio Ernesto e a experiência influenciou toda a carreira política que o transformaria em Che, um guerrilheiro marxista e um dos principais idealizadores da revolução cubana.
O livro foi transformado em filme em 2004, com direção do brasileiro Walter Salles e uma produção conjunta de diversos países e envolvendo nomes de peso da indústria cinematográfica como Robert Redford, Paul Webster, Rebecca Yeldham, Edgard Tenenbaum, Michael Nozik, Karen Tenkoff, Daniel Burman e Diego Dubcovsky.
Muito fiel ao livro, Salles fez um filme que se tornou um clássico do cinema latino-americano, narrando com clareza um momento histórico muito difícil onde a maioria dos países estava sob governos ditadores e os povos vivendo na mais completa miséria e vítimas de exploração.
O galã Gael Garcia Bernal interpreta o jovem Ernesto. Ele já havia interpretado Che Guevara em 2002 na miniserie Fidel. O companheiro de viagem é interpretado pelo ator argentino Rodrigo De La Serna, coincidentemente primo de segundo grau do próprio Ernesto Guevara.
“Diários de Motocicleta” teve 2 indicações ao Oscar e ganhou a estatueta de Melhor Canção. Ganhou o BAFTA 2005 como Melhor Filme Estrangeiro, ganhou 3 prêmios no Festival de Cannes 2004, o Goya 205 como Melhor Roteiro Adaptado e no Independent Spirit Awards 2005 venceu na categoria de Melhor Filme e Melhor Estreia (Rodrigo De la Serna).
Assista o filme completo:
https://www.youtube.com/watch?v=ghoxw0re9ns
Ficha Técnica
Título: Diário de Motocicleta
Título Original: The Motorcycles Diaries
Genero: Drama Autobiográfico
Direção: Walter Salles
Roteiro: Adaptado por José Rivera da obra original de Ernesto Guevara
Produção: Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Chile, Peru e França
Elenco: Gael Garcia Bernal, Rodrigo De La Serna, Mercedes Morán, Lucas Oro, Marina Glezer, Diego Giorzi e Mia Maestro.