Estamos em clima de Vive La France, com o Festival Varilux de Cinema Francês e o filme que inspirou a Receita da Semana é “Maria Antonieta” de Sofia Coppola, uma obra que desmistifica a imagem de vilã associada à essa polêmica rainha nos últimos dois séculos.
Historiadores e biógrafos contemporâneos colocam Maria Antonieta e seu marido Luiz XVI como vítimas de uma jogada política super elaborada, que pretendia o fim da Monarquia. Ambos, herdeiros de um reino totalmente falido por várias décadas de má administração e gastos excessivos, foram o bode expiatório para deflagrar a Revolução Francesa.
Ele contestam até a lendária frase que Maria Antonieta teria dito quando questionada sobre a situação de miséria de seu povo: “Se têm fome, que comam brioches”.
Maria Antonieta, arrancada de sua família ainda jovem para um casamento com finalidades políticas, carregava o peso da obrigação de ser aceita e bem sucedida em um país estranho e, principalmente, na côrte de Luiz XV, o Rei Sol, onde o luxo e a ostentação eram completamente diferentes à simplicidade de sua infância na Áustria.
Ao invés da imagem de Rainha Má, surge uma mulher doce, assustada, romântica, amante das artes e a grande precursora da moda, hoje um dos orgulhos da cultura e da indústria francesa.
E é essa a rainha que aparece em livros como “Retratos de Uma Mulher Comum” de Stephan Zwieg e “Rainha da Moda” e Caroline Weber, que inspiraram o filme de Sofia Coppola. “Maria Antonieta” (2006) é uma super produção inteiramente rodado no Palácio de Versailles, graças a uma autorização especial do Governo Francês.
Estrelado por Kirsten Dunst, com figurinos Oscarizados de Mellena Canonero e uma trilha sonora espetacular, “Maria Antonieta” ganhou também o Prémio de Cinema do Sistema Educacional Francês no Festival de Cannes.
Veja o Trailer:
Ficha Técnica:
Nome: Maria Antonieta
Nome original: Marie Antoinette
Origem: Estados Unidos, França e Japão
Ano produção: 2006
Gênero: Drama
Duração: 124 min
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Rip Torn e Molly Shannon
Distribuição: Sony