TEMPEROS DE CINEMA PELO MUNDO – ITÁLIA – ME CHAME PELO SEU NOME.

Me chame pelo seu nome

Sinopse

Não recomendado para menos de 14 anos

O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.

Nesse primeiro episódio da série Itália, o jornalista e crítico de cinema Rafael Amaral, comenta sobre o diretor do filme, a crítica convidada Natália Bocanera, comenta sobre os festivais de cinema na Europa, e Sandra Romansini, dá uma dica de uma Torta de Pêssego, inspirada no filme.

TORTA DE PÊSSEGO

PARA A MASSA

INGREDIENTES

1¾ de xícara (chá) de farinha de trigo

100 g de manteiga gelada em cubos

3 colheres (sopa) de açúcar

1 ovo

PARA O RECHEIO E MONTAGEM

INGREDIENTES

6 metades de pêssego em calda

¾ de xícara (chá) de farinha de amêndoas (cerca de 90 g)

½ xícara (chá) de açúcar

90 g de manteiga em ponto pomada (cerca de 7 colheres (sopa))

1 colher (sopa) de amido de milho

1 ovo

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga gelada em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia.

Modele a massa numa bola e achate levemente para formar um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 30 minutos (se preferir, deixe de um dia para o outro).

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda canelada, com fundo removível, que tenha 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura. Retire a massa da geladeira – caso tenha preparado a massa no dia anterior, retire da geladeira 10 minutos antes de abrir.

Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma das metades da massa até formar um círculo 4 cm maior que a base da fôrma. Durante o processo, polvilhe farinha sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo. Caso rache, basta unir com as pontas dos dedos.

Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda da fôrma para cortar o excesso de massa – as aparas de massa podem virar biscoitinhos.

Com um garfo, fure toda a base da torta – isso evita que ela infle e rache ao assar. Leve ao forno para pré-assar por cerca de 15 minutos, ou até a massa perder o aspecto de cru – ela fica mais branquinha e seca ao toque, não deixe dourar pois ela terminará de assar com o recheio.

Retire a torta do forno e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara o recheio.

MODO DE PREPARO RECHEIO

Corte as metades de pêssego ao meio, no sentido do comprimento e escorra numa peneira – o excesso de calda pode umedecer demais a massa.

Numa tigela grande coloque a manteiga, o açúcar e mexa bem com o batedor de arame (ou espátula de bambu firme) para formar um creme.

Em outra tigela pequena, quebre o ovo e junte ao creme de manteiga – se estiver estragado você não perde a receita. Misture vigorosamente para incorporar. Adicione o amido de milho e mexa bem. Por último, misture a farinha de amêndoas.

Com uma colher, espalhe o creme de amêndoas na base de torta, cobrindo todo o fundo.

Distribua 10 fatias de pêssego formando um círculo próximo da borda – deixe espaço entre cada um para que o recheio infle ao assar. Disponha as duas últimas fatias no centro da torta.

Leve a torta ao forno por cerca de 50 minutos até que o recheio infle, doure e esteja levemente firme ao toque.

Retire a torta do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar e servir as fatias.

OBS: pode servir com sorvete de creme è Chantilly batido

Tags :

Siga-nos :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUEM SOMOS?

O projeto Temperos de Cinema, surgiu de uma paixão antiga pelo cinema. Desde a infância o cinema sempre fez parte da minha vida de tal forma, que considero roteiristas e diretores como amigos e conselheiros.

POSTS RECENTES

Fique por dentro de todas as novidades da Tempero de Cinema!