Temperos de Cinema – Especial Casa Santa Angela – Série VIGORE – Episódio O Escafandro e a Borboleta

DramaBiopic

Direção: Julian Schnabel

Roteiro Ronald Harwood

Elenco: Mathieu AmalricEmmanuelle SeignerMarie-Josée

Sinopse

Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.

No episódio desta semana, o Temperos de Cinema traz o emocionante filme O Escafandro e a Borboleta.

🎬 A obra conta a história real de Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric), editor da revista Elle, que aos 43 anos sofre um derrame e acorda com uma rara paralisia, conseguindo mover apenas o olho esquerdo. A partir dele, constrói um novo mundo feito de memórias, imaginação e palavras.

💬 Natália Bocanera fala sobre a direção do filme, Jéssica destaca a resiliência e a força da narrativa, e Laura apresenta uma receita que traduz a poesia dessa obra inspiradora.

Ouça também no Spotify

O escafandro e a borboleta – Vol au vent com creme de palmito

. Vol au vent congelado Arosa ou massa folhada laminada que deve ser cortada em pequenos círculos e assados em formato de cestinha.

Recheio p/ 15 canapés:

. 5 toletes de palmito

. 1/2 cebola picada em cubos

. 1 dente de alho pequeno amassado

. 2 colheres de sopa de requeijão cremoso

. 2 colheres de sopa de molho de tomate

. 1 colher de sobremesa de salsinha picada

. Sal e pimenta do reino a gosto

. 1 colher de sopa de azeite de oliva

Corte os palmitos em cubinhos. Esquente uma panela e adicione o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho, até começarem a dourar, então acrescente o palmito em cubos e refogue. Adicione o requeijão e o molho de tomate, misture, então tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Finalize com a salsinha picada. Deixe esfriar em temperatura ambiente, então sirva sobre o vol au vent.

Apoio Cultural :

Tags :

Siga-nos :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUEM SOMOS?

O projeto Temperos de Cinema, surgiu de uma paixão antiga pelo cinema. Desde a infância o cinema sempre fez parte da minha vida de tal forma, que considero roteiristas e diretores como amigos e conselheiros.

POSTS RECENTES

Fique por dentro de todas as novidades da Tempero de Cinema!