A VIAGEM DE FANNY NO TEMPEROS DE CINEMA

O filme que vamos comentar hoje é a A Viagem de Fanny
 
Esse filme se passa durante a segunda guerra mundial, e mostra um grupo de crianças, mas não é um filme pesado, e traz uma mensagem de determinação e esperança.
 
 
   Ele acompanha uma menina de apenas 12 anos que está escondida é em um lar longe de seus pais, que tiveram que fugir por causa da guerra. Ela precisa cuidar de suas duas irmãs mais novas, quando é forçada a fugir rapidamente, Fanny (Léonie Souchaud) acaba se tornando líder de um grupo de crianças judias, , que partem em uma missão perigosa pela França ocupada, querendo chegar na fronteira suíça.

O professor Douglas comenta sobre o anti semitismo francês.

E a Viva Cozinha, sugere uma receita que lembra aconchego.

BOUEF BOURGUIGNON

Rendimento: 8 pessoas

Tempo: 45 min

Ingredientes

2kg de alcatra cortado em cubos de 2,5 cm

3 colheres (sopa) de óleo

1 cenoura média em cubos muito pequenos

1 e 1/2 cebola grande  em cubos muito pequenos

1 talo de salsão em cubos muito pequenos

2 dentes de alho cortados em lascas finas e depois picados

1 garrafa de vinho tinto (use o melhor possível, sem excessos, claro)

2 xícaras (chá) de caldo de carne

1 buquê garni (1 galho de tomilho, 3 ou 4 talos de salsinha, 1 folha de louro, 2 a 3 folhas de alho-poró, barbante para amarrar tudo)

1 cebola piqué (corte uma echalote ao meio, na vertical, e ponha uma folha de louro em cada metade, prendendo com dois ou 3 cravos)

3 ou 4 tomates pelados picados

20 echalotes (minicebolas)

150g de bacon cortado em cubos

3 xícaras (chá) de cogumelos-paris cortados em lascas grossas

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Salsinha picada (opcional)

Beurremanié: misture 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 2 colheres de sopa de manteiga para obter uma pasta)

Modo de preparo

Temperar a carne com sal e pimenta. 

Aquecer o óleo numa caçarola grande de laterais altas. Refogar a carne, um pouco

de cada vez, para tostar a superfície (colocar muito de uma vez estimula a formação de líquido e a carne cozinha em vez de fritar). Retirar a carne da panela e repetir até usar toda a carne.

Usar a mesma panela, sem lavá-la, para refogar os vegetais: cebola, cenoura, salsão, mexendo até murchar (uns oito a dez minutos). Acrescentar o alho e refogar por mais um minuto, mexendo.

Devolver a carne à panela, adicionar o caldo de carne, o vinho, o tomate picado, as ervas aromáticas, a cebola piqué e os temperos. Tampar a panela, deixar uma fresta. Abaixar o fogo e deixar cozinhar por pelo menos três horas, acrescentar mais caldo, se estiver secando.

Descascar as echalotes e refogar inteiras, numa frigideira com manteiga aquecida. Virar ou sacudir a panela até as cebolas pegarem cor. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Tirar a panela do fogo e reservar.

Colocar  um pouco de água para ferver. Jogar os cubos de bacon na água e deixar cozinhar por dois minutos. Escorrer e secar bem. Reservar.

Refogar os cogumelos na manteiga até amolecerem. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Reservar.

Quando a carne estiver bem macia, tirar a panela do fogo e fazer como a Julia Child indica: misturar a beurremanié mexendo para engrossar o molho. Provar e corrijir o tempero se necessário. Voltar a panela ao fogo, colocar as echalotes e os cogumelos (aquecer-los  antes), juntar o bacon, misturar e servir com purê de batata.

Tags :

Siga-nos :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUEM SOMOS?

O projeto Temperos de Cinema, surgiu de uma paixão antiga pelo cinema. Desde a infância o cinema sempre fez parte da minha vida de tal forma, que considero roteiristas e diretores como amigos e conselheiros.

POSTS RECENTES

Fique por dentro de todas as novidades da Tempero de Cinema!