Luiza comenta da sua paixão pelos filmes de suspense, e por Agatha Christie
SINOPSE
Em Morte no Nilo, durante sua viagem de lua de mel pelo rio Nilo, o casal Linnet Ridgeway (Gal Gadot) e Simon Doyle (Armie Hammer), convidaram os entes mais queridos para embarcar no barco Karvak e celebrar a união do casal. Porém a rica herdeira é misteriosamente morta de noite e por quase todos os passageiros têm motivos para matá-la. Mas um dos convidados, por coincidência, é o mais famoso detetive do mundo, Hércules Poirot, que começa a investigar o caso. Enquanto as investigações têm início no próprio barco, novas mortes acontecem com o intuito de encobrir a verdade e o caso acaba sendo mais difícil de se solucionar a cada tempo que passa. Situado em uma paisagem épica de vistas panorâmicas do deserto egípcio e das majestosas pirâmides de Gizé, este conto de paixão desenfreada e ciúme incapacitante apresenta um grupo cosmopolita de viajantes impecavelmente vestidos entre voltas e reviravoltas.
(1025) Temperos de Cinema – YouTube
Ao comentar o filme, Luiza conta da viagem que fez para o Egito, inclusive do cruzeiro que ela fez igual do filme.
E a receita que ela sugere, é um receita de família.
Este é um prato muito tradicional da cozinha árabe e eu amo esta pasta ,feita de purê de berinjela , que aprecio desde a minha infância , pois minha mãe é filha de imigrantes libaneses e meu cunhado é turco , e também tivemos o prazer de degustar esta delícia nos fartos jantares no Cruzeiro 🚢 sobre o Rio Nilo e também no Líbano .
Como fazer ?
Comece pelo alho ,cortando a tampinha dele e o colocando sobre o papel alumínio com um fio de azeite e uma pitada de sal .
Feche o papel alumínio e coloque em forno quente a 200 graus por 30 minutos.
Frite uma cebola cortada em tirinhas em azeite e um pouco de sal até que fique dourada.
Vamos à berinjela: coloque a berinjela diretamente na boca do fogão e deixe queimar a casca .
Não precisa ter medo : deixe queimar bem , de modo que a polpa fique macia e com um sabor defumado, por vezes até a pele ficar quase queimada e a polpa fique separada da pele .
Tire do fogo e descasque ainda quente ,com muito cuidado.
Coloque as berinjelas em uma tábua e pique em tiras grossas .
Junte o alho assado,a cebola frita e uma colher generosa de tahime ,que é um creme ou pasta feita de grãos de gergelim , que pode ser comprado em casas de produtos árabes ou em bons supermercados, uma boa pitada de sal , tempero sírio ou qualquer tempero de sua preferência, azeite e suco e raspas de um limão.
Por último junte salsinha ,cebolinha e hortelã picado.
Agora ,é só misturar tudo e colocar em uma travessa para ser servido com um pouco de hortelã por cima ,para finalizar .
Está pronta a nossa pasta de berinjela!
Agora é só comer com pão árabe .
Vai ficar uma delícia! Aproveite!
No Líbano, o baba ghanoush é consumido como uma entrada ou como um aperitivo e no Egito , é servido principalmente como um acompanhamento de outros pratos, como se fosse uma salada.