Chamado de “Bacurau argelino” pelo crítico João de Oliveira, o drama “Papicha” é o longa de estreia da cineasta Mounia Meddour e mostra a luta da arte contra o obscurantismo fundamentalista.
Ambientado nos anos 90, marcados como a década negra pelos conflitos acirrados entre o governo da Argélia e grupos islâmicos, o filme conta a trajetória de Nedjma (Lyna Khoudri), uma estudante de moda que luta para reafirmar suas posições em um país transformado pela Guerra Cívil e atentados terroristas.
O obstinado exercício de sua arte é a maneira que Nedjma encontra de reafirmar seus valores e de empoderar suas amigas. A resistência de seu discurso bate de frente com o sofrimento que a cerca.
“Papicha” nos apresenta um lado pouco conhecido dos mulçumanos, mostrando pessoas comuns, opostas ao estereótipo ocidental que nos é passado. A diretora coloca em cena pessoas que sonham e que sofrem com a falta de liberdade e a tirania ignorantes extremistas.
“Papicha” é um drama intenso, cheio de reviravoltas de tirar o fôlego e uma simbologia desconcertante. Não perca este filme que será exibido no Moviecom Arte dos dias 21 e 22 de Janeiro, às 11 horas.
Ficha Técnica
Título original: Papicha
Nacionalidades: França, Argélia, Bélgica, Qatar
Gênero: Drama
Ano de produção: 2019
Estréia: 31 de outubro de 2019 (Brasil)
Duração: 1h 45min
Classificação: 16 anos
Direção: Mounia Meddour
Roteiro: Mounia Meddour
Trilha sonora: Robin Coudert
Direção de fotografia: Léo Lefèvre
Edição: Damien Keyeux
Direção de elenco: Karine Bouchama, Brahim Djaballah
Design de produção: Chloé Cambournac
Figurino: Catherine Cosme
Estúdios: The Ink Connection, High Sea Production, Tayda Film, Scope Pictures, Tribus P Film , Same Player
Distribuição: Pandora Filmes