Para fechar em grande estilo a programação de 2.019, o Moviecom Arte traz o ganhador do prêmio da crítica no Festival de Berlim, o filme israelense “Synonimes”, dirigido por Nadav Lapid, que fala sobre reconstrução de identidade.
De um rigor plástico invejável, expresso em enquadramentos hipnotizantes de Paris, este drama deu ao cinema israelense um reconhecimento estético sonhado há tempos.
Contando a saga, em tons autobiográficos, de um rapaz que deixa seu país para recomeçar a vida na França, sem preservar qualquer laço com suas origens israelenses, tendo como seu mais fiel companheiro um dicionário.
O desempenho de Tom Mercier como Yoav, o sujeito que quer reinventar sua identidade (e custa a se livrar do passado), é impecável. Mas o que pesou mais, ao lado de sua excelência narrativa, é a aposta numa discussão sobre pertencimento.
“Synonimes” é uma jornada de transformação física, mental, existencial, moral, tendo por base o percurso pelas ruas de Paris em busca de palavras com que o personagem se identifique. Mas a identidade israelense está marcada no corpo desse homem, e em suas vivências.
Este filme fecha a nossa programação de 2019 e altíssimo estilo. E você poderá conferir “Synonimes” nos dias 28 e 29 às 11 hs e no dia 31 de dezembro às 14 hs.
Ficha Técnica
Título original: Synonyms
Direção: Nadav Lapid
Elenco: Tom Mercier, Quentin Dolmaire e Louise Chevillotte
Roteiro – Nadav Lapid, Haïm Lapid
Cenógrafia: Pascale Consigny
Figurinista – Khadija Zeggaï
Gerente de Produção – Marianne Germain
Data de estreia: 12/12/19
País de Origem: França, Israel e Alemanha
Gênero: Drama
Ano de produção: 2019
Distribuição: Fênix Filmes/Escarlate