Um dos maiores e mais violentos atentados terroristas acontecidos na Noruega é o tema central do filme “Utoya – 22 de Julho”, de Erik Poppe, que o Moviecom Arte exibe nos dias 19 e 20 de janeiro.
Filmado com apenas uma câmera, como se fosse um documentário, este filme recria minuto a minuto o massacre promovido por um atirador contra um acampamento de 500 adolescentes na ilha de Utoya, na Noruega, em 22 de Julho de 2011.
A estética de documentário e a câmera dinâmica de Erik Poppe, que começou sua carreira no jornalismo, recria de forma intensa, linear e urgente o terror vivido pelos adolescentes neste atendado de fundo político promovido por um homem de extrema direita, Anders Behring Breivik.
Ao colocar o público na posição de vítima, Erik Poppe não mostra nunca o matador. Não é sua intenção responder às perguntas, nem elucidar os motivos do terrorista. Naquele dia fatídico, ninguém sabia quem era Anders Behring Breivik nem o que ele pretendia.
Exibido na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, “Utoya – 22 de Julho” concorreu ao Urso de Ouro na competição principal no Festival de Berlim. Um dos pontos altos do filme é o desempenho vigoroso e corajoso da jovem atriz Andrea Berntzen.
Este é o nosso filme da semana, em exibição no sábado e domingo, sempre às 11 horas da manhã, no Moviecom Cinemas do Maxi Shopping Jundiaí.
Ficha Técnica
Título: Utoya – 22 de Julho
Título Loriginal: Utøya 22. Juli, 2018 – Noruega
Direção: Erik Poppe
Roteiro: Erik Poppe, Anna Bache-Wiig, Siv Rajendram Eliassem
Elenco: Andrea Berntzen, Aleksander Holmen, Solven Koløen Birkeland, Brede Fristad, Elli Rhianon Müller Ousbourne
Fotografia: Martin Otterbeck
Trilha Sonora: Wolfgang Plagge
Montagem: Einar Egeland
Design de Produção: Harald Egede-Nissen
Distribuição: Califórnia Filmes