O cinema da Tunísia é uma das boas novidade no circuito dos Festivais. Em “A Amante”, o estreante diretor e roteirista Mohamed Ben Attia é uma deliciosa surpresa, um drama romântico sobre desilusões e a imprevisibilidade que se sobrepõe a todos nossos planos.
Badalado em festivais de cinema pelo mundo em 2016, o filme chega ao Brasil com dois anos de atraso e com a pompa de ter vencido os prêmios de melhor ator e melhor filme no prestigiado Festival de Berlim.
Na trama, o introvertido Hedi (Majd Mastoura) parece ter sua vida sob controle. De casamento marcado e com um bom emprego em uma fábrica de automóveis arranjado pelo pai da noiva. À frente de todos os planos está a matriarca da família do protagonista, Baya (Sabah Bouzouita), sempre tomando as rédeas das situações em nome de “um bem maior”.
Tudo muda em uma viagem de trabalho, ele percebe que não é desta forma que ele pretende passar o resto de sua vida. Ele conhece uma jovem que vive de forma descomprometida e livre, que o leva a questionar tudo que o cerca e a redescobrir seus próprios sonhos e desejos.
Ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim na categoria “Melhor Filme de Estreia” e do Urso de Prata de Melhor Ator (Majd Mastoura), “A Amante” é o filme da semana no Moviecom Arte, com exibição nos dias 21 e 22 de julho às 11 horas e no dia 24 de julho às 14 horas.
Ficha Tecnica
Título: A Amante
Título Original: Inhebek Hedi
Nacionalidades: Tunísia, Bélgica, França
Gêneros: Drama, Romance
Ano de produção: 2016
Estréia: 31 de maio de 2018 (Brasil)
Duração: 1h 33 minutos
Classificação: 14 anos
Direção: Mohamed Ben Attia
Roteiro: Mohamed Ben Attia
Elenco: Majd Mastoura, Ryam Ben Messaoud, Sabah Bouzouita
Trilha sonora: Omar Aloulou
Direção de fotografia: Frédéric Noirhomme
Edição: Azza Chaabouni, Ghalia Lacroix, Hafedh Laridhi
Design de produção: Mohamed Denguezli
Figurino: Nedra Gribaa
Distribuição: Pandora Filmes