É possível descrever uma imagem para alguém que não pode vê-la mas é muito difícil colocar em palavras a experiência emocional que uma imagem pode oferecer. “Esplendor”, da cineasta japonesa Naomi Kawase, aborda essa questão do ponto de vista filosófico e também sentimental.
Os dois personagens centrais da trama refletem essa dupla abordagem. Uma jovem dubladora que trabalha com adaptações de filmes para deficientes visuais e um fotógrafo que está perdendo a visão em consequência de uma doença degenerativa.
O encontro dos dois resulta em uma cumplicidade emocionante, levando-os a descobrir novas formas de olhar suas próprias vidas e nos fazendo refletir sobre a delicadeza dos sentidos e as muitas interpretações da palavra “ver”.
A direção de Naomi Kawase, que também assina o roteiro, é de uma sensibilidade ímpar. O hiperclose, imagens desfocadas e cenas do pôr do sol são alguns recursos visuais que reforçam as questões abordadas.
Indicado para a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu o Prémio Ecuménico, e exibido na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, “Esplendor” encerra a programação do mês do Moviecom Arte e será exibido nos dias 30 de junho e 01 de julho às 11 horas, e no dia 03 de julho às 14 horas.
Ficha Tecnica
Título: Esplendor
Título Original: Hikari
Nacionalidades: Japão e França
Gêneros: Drama, Romance
Ano de produção: 2017
Estréia: 10 de maio de 2018 (Brasil)
Duração: 1h 41 minutos
Classificação: 10 anos
Direção: Naomi Kawase
Elenco: Masatoshi Nagase, Ayame Misaki, Tatsuya Fuji
Roteiro: Naomi Kawase
Produção: Naoya Kinoshita, Masa Sawada, Yumiko Takebe
Música: Raphael Hamburger
Trilha sonora: Ibrahim Maalouf
Edição: Tina Baz
Estúdios: Comme des Cinémas, Kino Films, Kumie, MK2 Productions
Distribuição: Imovision