Jean-Luc Godard, hoje com 87 anos, é um dos grandes ícones do cinema francês e escreveu seu nome na história do cinema mundial como um dos mais inventivos diretores da Nouvelle Vague.
Godard é um patrimônio da cultura francesa e um orgulho para os franceses. Ou para quase todos os franceses. O cineasta Michel Hazanavicius conseguiu gerar uma grande polêmica com uma comédia dramática onde o personagem principal é Jean-Luc Godard, retratado de uma forma nada simpática.
Hazanavicius foca a trama de “O Formidável” em um período conturbado na vida do grande diretor: O fim do longo e famoso relacionamento com sua musa Anna Karina, em meio a produção de “A Chinesa” (seu maior fracasso cinematográfico), o início de seu relacionamento com Anne Wiazemsky e um momento político delicado.
O genial Godard é conhecido também por sua personalidade difícil e Hazanavicius se aproveita disso para transforma-lo em um personagem rabugento e cômico, em uma provável tentativa de desqualificar um momento da história conhecido como Maio de 68, que alguns filósofos e historiadores afirmam ser um dos mais importantes e significativos do século XX.
Polêmicas à parte, “O Formidável” é um filme bastante competente. O ganhador do Oscar de Melhor Diretor por “O Artista”, em 2011, realiza um filme que não decepciona e ao desconstruir o mito de um dos maiores ícones da Nouvelle Vague, reabre a discussão sobre os extremos filosóficos e o posicionamento político nas artes, um tema muito atual principalmente no Brasil.
Vale muito a pena assistir esse grande filme no Moviecom Arte desta semana, dias 30 e 31 de dezembro às 11 horas e dia 02 de janeiro às 14 horas. Fechando 2017 e abrindo 2018, o Moviecom Arte deseja a todos seus seguidores e fãs um Ano Novo de muita arte e muito cinema. Só a Cultura Salva!
Ficha técnica
Nome: O formidável
Nome Original: Le Redoutable
País de Origem: França
Ano: 2017
Gênero: Drama
Direção: Michel Hazanavicius
Elenco: Louis Garrel, Bérénice Bejo, Stacy Martin
Distribuição: Imovision