O Moviecom Arte traz um verdadeiro presente de Natal para seu público esta semana, “Human Flow — Não existe lar se não há para onde ir”, do chinês Ai Weiwei é uma verdadeira obra de arte, no sentido mais completo da expressão.
O trabalho meticuloso e primoroso de Ai Weiwei, costura neste documentário imagens incomodamente belas a uma realidade devastadoramente miserável de milhares de seres humanos os mais de 40 campos de refugiados em 23 países que visitou colhendo imagens e depoimentos durante 1 ano.
Em meio a tudo isso, dados estatísticos assustadores (temos hoje 65 milhões de refugiados em todo o mundo) se misturam a frases e versos de escritores e poetas de diferentes gerações e das mais diferentes nacionalidades, culturas e crenças. Entre elas há uma em especial que parece resumir todo o documentário e também a real condição dos refugiados: “Você me matou mas eu esqueci de morrer”, do palestino Mahmoud Darwish.
O chinês Ai Weiwei é um artista plural. Designer arquitetônico, artista plástico, pintor, comentarista e cinegrafista, tornou-se mundialmente conhecido e venerado por seu ativismo social e por sua coragem em enfrentar a ditadura comunista chinesa.
Com “Human Flow — Não existe lar se não há para onde ir”, Ai WeiWei nos chama à responsabilidade que nos é inerente por sermos humanos. Impossível sair da sala de projeção sem se perguntar onde está a nossa humanidade. E essa reflexão, sobretudo nessa época de Natal, se torna ainda mais forte.
“Human Flow…” foi o grande destaque da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que contou com a presença de Ai Weiwei e teve ainda o privilégio da assinatura deste grande artista contemporâneo na criação do cartaz da Mostra.
Você não pode perder este belíssimo e incisivo documentário que o Moviecom Arte apresenta nos dias 23 e 24 de dezembro às 11 horas e no dia 26 de dezembro às 14 horas.
Ficha Técnica
Título: Human Flow – Não existe lar se não há para onde ir
Título Original: Human Flow
Origem: Alemanha
Ano de produção: 2017
Gênero: Documentário
Direção: Ai Weiwei
Roteiro: Chin-Chin Yap, Tim Finch e Boris Cheshirkov
Distribuição: Paris Filmes