Daniel Mantovani é um escritor argentino morando a mais de 3 décadas na Europa. Consagrado com o Prêmio Nobel de Literatura, ele resolve voltar a sua cidade natal, no interior da Argentina, para receber uma medalha de Cidadão Ilustre. Só então ele se dá conta que a distância que o separava de suas origens é muito maior que a distância física.
Este é o enredo do filme “O Cidadão Ilustre”, de Gastón Duprat e Mariano Cohn, premiado no Festival de Cannes, no Festival de Veneza e ganhador do prêmio Goya de melhor filme ibero-americano, foi escolhido para representar a Argentina no Oscar 2017.
Grande sucesso de bilheteria em seu país, ele chegou agora ao circuito comercial brasileiro e estará em exibição nos dias 22 e 23 de julho no Moviecom Arte.
Trata-se de uma comédia ácida, quase perversa, mostrando o efeito do sucesso cosmopolita sobre o mundo provinciano. O nosso querido Tom Jobim disse uma vez que “o sucesso ofende as pessoas” e neste filme os sentimentos como o patriotismo e orgulho de ver um conterrâneo bem sucedido internacionalmente, se mistura a uma indisfarçável inveja que traz à tona o lado mais obscuro das pessoas da pacata cidadela.
A direção e fotografia com caractísticas de documentário reforçam o lado real da história, embora seja uma ficção. Embora seja uma crítica a seu país, “O Ilustre Cidadão” mostra os sentimentos e conflitos que não são uma peculiaridade daquelas pessoas apenas e sim de toda a humanidade.
Ficha Técnica
Título: O Cidadão Ilustre
Título Original: El Ciudadano Ilustre
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Gastón Duprat, Mariano Cohn
Roteiro: Andrés Duprat
Elenco: Andrea Frigerio, Belén Chavanne, Dady Brieva, Daniel Kargieman, Emma Rivera, Gustavo Garzón, Julián Larquier Tellarini, Manuel Vicente, Marcelo D’Andrea, Nicolás de Tracy, Nora Navas, Oscar Martínez
País: Argentina e Espanha
Fotografia: Gastón Duprat, Mariano Cohn
Trilha Sonora: Toni M. Mir
Distribuição: Cineart