Imagine um filme que se passa dentro de um camburão e consegue ser um filme ágil, impactante e com muitos momentos de climax. Esse é “Clash”, drama egípcio dirigido por Mohamed Diab, que prende nossa atenção do começo ao fim, narrando sob um aspecto muito original os conflitos que tomaram as ruas do Cairo em 2013.
“Clash” é eletrizante thriller dirigido pelo jovem Mohamed Diab, que retrata perfeitamente o momento de confronto entre integrantes da Irmandade Muçulmana e manifestantes pró-Exército, durante o golpe militar que derrubou o então presidente Mohamed Morsi.
A trama começa mostrando o interior vazio de um caminhão da polícia, que vai ficando cheio de pessoas no decorrer da história: Uma dupla de jornalistas, um grupo de manifestantes pró-governo confundidos com fundamentalistas, uma autêntica turma de militantes islâmicos e até um policial cristão. São homens de todas as idades, duas mulheres e inclusive uma criança, com formações culturais e origens sociais diversas, confinados juntos contra a vontade e cercados por violentos distúrbios de manifestantes — cuja motivação nem sempre fica clara para os aprisionados e os espectadores.
“Clash” concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e é a atração dos dias 10 e 11 de junho no Moviecom Arte.
Ficha Técnica:
Título Original: Clash
Gênero: Drama
Direção: Mohamed Diab
Roteiro: Khaled Diab, Mohamed Diab
Elenco: Ahmed Abdelhamid Hefny, Atef Ammar, El Sebaii Mohamed, Hani Adel, Mahmoud Fares, Nelly Karim, Waleed Abdel Ghany
País: Egito
Distribuição: Imovision