A francesa Edith Piaf (1915-1963) é uma das maiores cantoras de todos os tempos, em todo o mundo.
Sua voz e seu poder de interpretação eram únicos. “La Môme”, como era carinhosamente chamada, foi uma mulher intensa e com uma história pontuada por tragédias que, provavelmente, deram a ela toda a dramaticidade que colocava em cada performance ou gravação.
Um dos filmes mais marcantes sobre a diva é “Piaf, Um Hino Ao Amor”, de 2007, dirigido por Olivier Dahan e com a maravilhosa Marion Cotillard no papel principal, o que lhe rendeu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz.
A vida de Piaf já foi contada de diversas maneiras, em versões mais ou menos fiéis. Mas fiel mesmo a ela é a receita que a chef Sandra Romansini nos ensina a preparar em sua homenagem: Tournedos a Rossini, o prato preferido de Edith Piaf.
A convidada especial deste programa foi Vania Targa, da Aliança Francesa de Jundiaí.
Uma curiosidade sobre esse prato: Além de ser o favorito da diva da canção francesa, o O Tournedos a Rossini é um prato centenário criado por Marie-Antoine Carême (1784–1833 ), conhecido como o “chef dos reis” e “o rei dos chefs”. Carême foi quem inventou a “haute cuisine” (alta gastronomia) e esse prato foi criado em homenagem ao compositor italiano Gioachino Rossini autor da ópera “O Barbeiro de Sevilha”.
RECEITA DE TORNEDO A ROSSINI
INGREDIENTES.
04 tornedos de filé (cada um com 120g)
04 fatias de pão de forma
150g de manteiga (de boa qualidade e sem sal)
02 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
12 fatias de trufas pretas (ou shitake)
sal
pimenta do reino
Para o molho:
03 colheres de sopa de vinho Madeira (ou Porto seco)
01 colher de sopa de maisena (opcional – se você não tiver tempo de deixar o molho engrossar por si)- TROCAR POR SUA RECEITA DE ESPESSANTE
200 ml de caldo de carne (de preferência fazer o consumê de véspera – se você não pode ou não sabe, procure aqueles de potinho que são mais saborosos e com gosto melhor – já estão a venda em vários mercados)
Sal
MODO DE PREPARO
Corte as fatias de pão com um cortador de massas redondo 01 cm maior que a circunferência dos filés. Doure-as em 50g de manteiga de ambos os lados e reserve.
Na mesma frigideira, acrescente 02 colheres de azeite e a manteiga restante, cozinhando os filés dos dois lados, dois minutos de cada lado, de modo que fiquem malpassados. tempere com sal e pimenta e coloque cada um sobre a fatia de pão tostado. Salteie os cogumelos no suco do cozimento da carne. Coloque sobre os files os cogumelos. Sempre na mesma frigideira, deglace o fundo com 02 colheres de vinho, acrescente o caldo de carne e deixe ferver. Engrosse o molho com a maisena dissolvida no vinho restante e tempere com o sal. Misture bem, passe o molho no coador e despeje-o sobre os filés.
Sirva com salada, ou uma batata cremosa ao creme de queijo. Essa carne tem um sabor incrível…da água na boca só em pensar!