O filme que inspirou a receita de Frango Frito no estilo americano, em Temperos de Cinema, é um road movie de comédia dramática, o clássico “Pequena Miss Sunshine”, de 2006, filme de estréia dos diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris.
Em uma sociedade onde “fazer sucesso” virou uma obrigação que atinge e aflige todos os mortais, “Pequena Miss Sunshne” é um espelho que reflete os comuns. Os Hoover formam uma família exageradamente normal, de pessoas frustradas e socialmente “fracassadas”, que se unem em torno de uma menina que sonha vencer um concurso de beleza infantil – desses em que mães enlouquecidas travestem suas crianças de adultos.
Em uma cena de impressionantes 15 minutos, logo no começo do filme, os diretores apresentam a família Hoover: O pai, Richard (Greg Kinnear), é vendedor de um programa de autoajuda; a mãe Sheryl (Toni Collette) é uma mulher prega sobre a importância da honestidade mas fuma escondido; o avô paterno, Edwin (Alan Arkin), foi expulso de uma casa de repouso por uso de substâncias ilícitas; o tio Frank (Steve Carell) é um professor universitário e homossexual suicida que cita Proust o tempo todo; e o irmão Dwayne (Paul Dano), um jovem roqueiro e revoltado, fascinado por Nietzsche, que vive em greve de silêncio.
No centro de tudo isso está a pequena Olive (Abigail Breslin), uma menina comum e completamente distante do ideal de beleza que norteia os concursos de beleza. Barrigudinha, com imensos óculos de grau e totalmente desengonçada, ela sonha em ser a rainha no concurso Pequena Miss Sunshine, na Califórnia.
Para realizar o sonho de Olive, a família atravessa o deserto do Novo México em uma Kombi Amarela, vivendo situações extremamente cômicas e até surreais. Unidos pelo mesmo propósito e em suas frustrações pessoais, durante a viagem eles vão se conhecendo melhor e descobrindo que juntos são muito mais fortes.
É impossível não nos vermos em Pequena Miss Sunshine. Tem em pedacinho de todos nós em cada um dos personagens. O filme nos leva principalmente a questionar os padrões impostos pela sociedade moderna e a lembrar a importância de nossas relações afetivas, principalmente a família.
Lançado no Sundance Festival, o mais importante festival americano de cinema independente, Pequena Miss Sunshine derrubou lançamentos milionários de Hollywood naquele ano e acabou com 4 indicações para o Oscar, levando duas estatuetas. Foi um grande sucesso de público e crítica.
Uma curiosidade sobre os diretores: Antes de Pequena Miss Sunshine, Jonathan Dayton e Valerie Faris trabalharam em clips de bandas como Red Hot Chilli Peppers, R.E.M. e Smashing Pumpkins, entre outras.
Assista o filme na íntegra:
https://youtu.be/qNJlgd0TITc
Ficha Técnica