As mulheres sempre são o ponto central no universo almodovariano, mesmo quando em segundo plano ou até mesmo quando interpretadas por homens.
https://youtu.be/YH5_4osOZK8
Em “Julieta”, o 20º filme do icônico diretor espanhol Pedro Almodóvar, elas ocupam todos os espaços em um melodrama que fala sobre dor e separação, muitíssimo bem recebido pela crítica no Festival de Cannes 2016.
Sinopse
Julieta vive e sua filha Antía, sofrem em silêncio a perda de Xoan, pai de Antía e marido de Julieta. Essa dor intensa e crescente, ao invés de uní-las, acaba por separá-las de tal maneira que elas mal se conhecem e quando Antía completa dezoito anos, e abandona a mãe sem dar explicações.
A jovem Julieta (Adriana Ugarte em extraordinária interpretação) e a Julieta madura (Emma Suárez, uma das divas de Almodóvar) mostram uma mulher que vive um destino de incertezas e um profundo complexo de culpa.
O ponto central do filme, baseado em 3 contos da contista canadense Alice Munro, é o mistério que nos leva a abandonar as pessoas que amamos, deletando-as completamente de nossas vidas. Um fato recorrente em toda a trajetória da personagem principal.
Trilha Sonora e Fotografia
“Julieta” é marcado por uma trilha excepcional assinada pelo fiel parceiro de Almodóvar Alberto Iglesias, que cita motivos musicais de todos os tipos e os une em um conjunto jazzístico.
Há uma variação respeitosa do Adagio de Barber, quando Julieta, no pior dia de sua vida, tem de identificar um corpo. Outro destaque está nos momentos em que sua filha é concebida em um trem, Iglesias traz um fragmento de conversa sussurrada do Prélude de Debussy em L’Après-Midi d’Un Faune.
Entre as muitas cenas de profunda sensibilidade há uma em especial, quando um animal corre ao lado do trem. Uma cena para figurar entre as mais belas da filmografia almodovariana e que leva a assinatura de seu novo diretor de fotografia, Jean-Claude Larrieu.
Retornos
Além da volta de Ema Soaréz, “Julieta” marca o retorno de dois outros astros favoritos do diretor: Rossi de Palma e Darío Grandinetti.
Rossi interpreta uma empregada que parece saída de um filme de terror e é a responsável pelos poucos momentos de humor do filme. Humor negro, é claro.
No Moviecom Arte
“Julieta” de Pedro Almodóvar é o destaque desta semana no Moviecom Arte, dias 13 e 14 de agosto, às 11 horas, no Moviecom Cinemas do Maxi Xhopping, em Jundiaí.
Os ingressos custam R$ 10,50 (inteira) e R$ 5,25 (meia).
Ficha Técnica