Temperos

Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen

Postado porTemperos de Cinema 14 de outubro de 2016 0 Comentários

A primeira coisa que chama a atenção no filme “Vicky Cristina Barcelona” é a beleza dos protagonistas. O diretor Woody Allen, talvez influenciado pela atmosfera espanhola, jogou pesado ao escolher Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Javier Bardem e Penélope Cruz para protagonizarem esse drama romântico e com várias cenas hilárias.

28092016_vicky-cristina-barcelona-2
A chamada “Fase Européia” de Woody Allen, aconteceu depois do retumbante fracasso de “Melinda, Melinda” (2004). O diretor foi buscar no velho mundo as respostas para o seu conflito criativo. E encontrou. Dessa fase vem uma sequência de pequenas obras primas e “Vicky Cristina Barcelona” é uma delas.

28092016_vicky-cristina-barcelona-1
O roteiro narra a história de duas amigas americanas, Vicky e Cristina, passando o verão na Espanha. Elas conhecem Juan Antonio, um pintor espanhol sedutor e cheio de lábia. O verão, as garrafas de vinho e a beleza de Barcelona cria um clima quente entre eles e está formado o quadrilátero amoroso onde a cidade representa uma mulher.

vicky-cristina-barcelona-12
Crises existenciais e questionamentos morais, tendo como pano de fundo belíssimas paisagens espanholas são o ponto central do enredo. Mas quando tudo ameaça virar uma chatice, a veia humorística de Woody Allen surge na figura de Maria Elena (uma pintora e ex-mulher de Juan Antonio), neurótica, bi-polar e passional.

protectedimage
A fotografia de Javier Aguirresarobe (Os Outros e Fale com Ela) é um dos grandes destaques do filme, usando quase sempre uma iluminação natural e uma tempestade de cores ambientes, que dão uma incrível sensação de realidade à toda a beleza da imagens, dos persongagens e da história em si.

19359400_20131105205132693
E são essas cores, esse calor e todas essas paixões que inspiraram a chef Sandra Romansini a fazer uma paella (clique aqui para ver a receita) como prato da semana depois de rever o filme “Vicky Cristina Barcelona”.
Esse prato de origem valenciana se tornou um dos mais tradicionais da Espanha. Diz a lenda que os camponeses saiam de suas casas pela manhã levando apenas uma panela de arroz e adicionavam a ele o que encontrassem pelo caminho (caça, legumes e vegetais).
Fica a dica do Temperos de Cinema para um final de semana incrível: Preparar essa bela receita e chamar os amigos para assistirem “Vicky Cristina Barcelona”, de Woody Allen.

Ficha Técnica
Título Original: Vicky Cristina Barcelona
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Javier Bardem, Penélope Cruz, Christopher Evan Welch, Chris Messina, Patricia Clarkson, Kevin Dunn, Julio Perillán, Juan Quesada, Ricard Salom, Maurice Sonnenberg
Gênero: Comédia Romântica
País de Origem: Espanha e EUA
Ano: 2008
Duração: 96 min.

vicky-cristina-barcelona

Você pode gostar também

Deixe seu comentário