Receita da semanaTemperos

Receita da Semana: Ratatouille

Postado porTemperos de Cinema 9 de junho de 2017 0 Comentários

Quem nunca assistiu Ratatouille?
Lançado em 2007, ele é um dos grandes sucessos da Pixar e conta a história de Rémy, um ratinho mega simpático que vive nos esgotos de Paris e que sonha em se tornar um chef de cozinha.
Em uma longa sequência de obras do acaso, Remy vai parar na cozinha de um dos grandes restaurantes de Paris, cuja a cozinha é comandada pelo seu grande ídolo, o chef Auguste Gusteau. O ratinho se desespera ao ver um ajudante de cozinheiro arruinando uma sopa de Gusteau e vê aí uma oportunidade para se tornar um chef de verdade. E é aí que começam de verdade as aventuras de Remy.

maxresdefault
O título do filme é uma homenagem a um cozido típico da região de Provence, no sul da França, preparado com berinjela, tomate, cebola, pimentão e outros legumes a gosto. O motivo da sua escolha fica claro só no final, em um dos melhores monólogos da história do cinema, proferido pelo crítico gastronômico Anton Ego.
Ratatouille é um filme para toda a família assim como essa receita do prato que a chef Sandra Romansini nos ensina no programa desta semana.

Receita: Torta Rustica de Ratatouille

Massa:
– 1 ovo
· 100g de manteiga gelada
· 1 colher (chá) de sal
· 1 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo

Recheio:
· 1 berinjela pequena
· 1 abobrinha média
· 3/4 de xícara (chá) de tomate-cereja ou sweet grape
· 1 talho de alho-poró sem as folhas verdes
· 1 pimentão amarelo
· 1 cebola média
· 4 dentes de alho
· Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
· 8 colheres (sopa) de azeite

Montagem:
· 2 ramos de tomilho fresco
· 2 ramos de alecrim fresco
· 1 gema (para pincelar)
· 1 colher (chá) de água

Modo de preparo

Massa:
1. Em uma tigela grande, junte a farinha e o sal e misture. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Usando as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa, sem deixar a manteiga dissolver completamente. Dessa forma, a massa ficará crocante.Acrescente o ovo e trabalhe a massa apenas até formar uma bola. Envolva com papel filme e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora. Se preferir, você pode fazer a massa no dia anterior.

Recheio:
1. Preaqueça o forno a 220ºC.
2. Em uma tábua, corte a berinjela em rodelas de um centímetro e descarte as pontas. Se a berinjela for grande, corte as fatias ao meio. Transfira para uma tigela, cubra com água e misture com uma colher de chá de sal. Esse truque serve para amenizar o gosto amargo do legume.
3. Reserve.
4. Enquanto isso, prepare os outros legumes. Lave, seque e fatie as abobrinhas em rodelas de um centímetro também, descartando as pontas.
5. Corte os tomates cereja ao meio e fatie o alho-poró finamente. Além disso, corte o pimentão ao meio, descartando as sementes, e corte as metades em tiras e, as tiras, em cubos. Descasque a cebola e corte em quatro partes e descasque os dentes de alho. Retire a berinjela da água e distribua em uma assadeira retangular grande. Regue com três colheres de sopa de azeite e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos. Retire a assadeira do forno e junte os outros legumes. Tempere com sal e pimenta-do-reino, regue com bastante azeite e misture delicadamente.Coloque a assadeira novamente no forno por 30 minutos. Retire e baixe a temperatura do forno para 180ºC.

Montagem:
1. Cerca de 15 minutos antes de terminar o tempo para pré-assar os legumes, retire a massa da geladeira.
2. Separe uma forma redonda, de fundo removível, com cerca de vinte e quatro centímetros de diâmetro.
3. Em uma bancada, polvilhe um pouco de farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa em formato arredondado até ficar com cerca de meio centímetro de espessura.
4. Separe o fundo da forma. Para transferir a massa, enrole-a no rolo de macarrão e desenrole sobre o fundo da forma, deixando as bordas para fora.
5. Retire a assadeira do forno.
6. Debulhe os ramos de tomilho e alecrim e junte aos legumes, misturando delicadamente.
7. Em seguida, coloque os legumes sobre a massa e dobre as bordas por cima. Em uma tigela, misture a gema com água. Pincele a massa e leve ao forno por 45 minutos ou até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Você pode gostar também

Deixe seu comentário