Receita da semanaTemperos

Prato da Semana: Tournedos a Rossini

Postado porTemperos de Cinema 25 de novembro de 2016 0 Comentários

A francesa Edith Piaf (1915-1963) é uma das maiores cantoras de todos os tempos, em todo o mundo.
Sua voz e seu poder de interpretação eram únicos. “La Môme”, como era carinhosamente chamada, foi uma mulher intensa e com uma história pontuada por tragédias que, provavelmente, deram a ela toda a dramaticidade que colocava em cada performance ou gravação.

543869
Um dos filmes mais marcantes sobre a diva é “Piaf, Um Hino Ao Amor”, de 2007, dirigido por Olivier Dahan e com a maravilhosa Marion Cotillard no papel principal, o que lhe rendeu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz.
A vida de Piaf já foi contada de diversas maneiras, em versões mais ou menos fiéis. Mas fiel mesmo a ela é a receita que a chef Sandra Romansini nos ensina a preparar em sua homenagem: Tournedos a Rossini, o prato preferido de Edith Piaf.

A convidada especial deste programa foi Vania Targa, da Aliança Francesa de Jundiaí.

dsc02171
Uma curiosidade sobre esse prato: Além de ser o favorito da diva da canção francesa, o O Tournedos a Rossini é um prato centenário criado por Marie-Antoine Carême (1784–1833 ), conhecido como o “chef dos reis” e “o rei dos chefs”. Carême foi quem inventou a “haute cuisine” (alta gastronomia) e esse prato foi criado em homenagem ao compositor italiano Gioachino Rossini autor da ópera “O Barbeiro de Sevilha”.


RECEITA DE TORNEDO A ROSSINI
INGREDIENTES.
04 tornedos de filé (cada um com 120g)
04 fatias de pão de forma
150g de manteiga (de boa qualidade e sem sal)
02 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
12 fatias de trufas pretas (ou shitake)
sal
pimenta do reino

Para o molho:
03 colheres de sopa de vinho Madeira (ou Porto seco)
01 colher de sopa de maisena (opcional – se você não tiver tempo de deixar o molho engrossar por si)- TROCAR POR SUA RECEITA DE ESPESSANTE
200 ml de caldo de carne (de preferência fazer o consumê de véspera – se você não pode ou não sabe, procure aqueles de potinho que são mais saborosos e com gosto melhor – já estão a venda em vários mercados)
Sal

MODO DE PREPARO
Corte as fatias de pão com um cortador de massas redondo 01 cm maior que a circunferência dos filés. Doure-as em 50g de manteiga de ambos os lados e reserve.
Na mesma frigideira, acrescente 02 colheres de azeite e a manteiga restante, cozinhando os filés dos dois lados, dois minutos de cada lado, de modo que fiquem malpassados. tempere com sal e pimenta e coloque cada um sobre a fatia de pão tostado. Salteie os cogumelos no suco do cozimento da carne. Coloque sobre os files os cogumelos. Sempre na mesma frigideira, deglace o fundo com 02 colheres de vinho, acrescente o caldo de carne e deixe ferver. Engrosse o molho com a maisena dissolvida no vinho restante e tempere com o sal. Misture bem, passe o molho no coador e despeje-o sobre os filés.
Sirva com salada, ou uma batata cremosa ao creme de queijo. Essa carne tem um sabor incrível…da água na boca só em pensar!

Você pode gostar também

Deixe seu comentário