Prato da semanaTemperos

Prato da Semana: Souflé de Queijo

Postado porTemperos de Cinema 9 de setembro de 2016 0 Comentários
20160905_211109_resized

Classe, e delicadeza, são as palavras que definem o Temperos de Cinema dessa semana. Filme romântico em preto e branco e com Audrey Hapburn estrelando, quer mais classe que isso?

Sabrina é um daqueles filmes que adoramos assistir várias vezes. É uma daquelas versões modernas de cinderela, nesse caso, uma cinderela moderna, dividida entre dois príncipes (dois irmãos interpretados por Humphrey Bogart e  William Holden). Ela também é uma cinderela que vai à luta, mas vai à luta com classe, partindo para Paris onde vai estudar gastronomia.

E é daí que vem nossa inspiração, pois é nesse curso de gastronomia que ela aprende, ou pelo menos tenta aprender, a fazer um delicado Suflé de Queijo.

Então, quer uma tarde recheada de classe e delicadeza, procure o filme Sabrina, mas a versão de 1954, e siga a receita da chef Sandra Romansini para fazer esse delicioso souflé.

E se quiser caprichar um pouco mais, pode por um espumante pra gelar, e tirar o tubinho preto do armário.

Receita de Souflé de Queijo

Ingredientes

* 40g de manteiga

* 40g de farinha de trigo -400ml de leite

* noz-moscada e pimenta-do-reino

* 4 ovos

* 150g de queijo ralado (suíço, coalho ou meia cura)

* Sal a gosto

Modo de preparo

1. Em uma caçarola, colocar a manteiga até derreter em fogo médio, juntar a farinha e misturar sem deixar dourar, pois o creme tem que ficar branco. Adicionar o leite pouco a pouco mexendo sem parar até ficar cremoso. Temperar com noz-moscada (cuidado, usar pouco) e pimenta-do-reino. Tire do fogo e reserve.

2. Enquanto isso, rale o queijo e separe as gemas das claras. Junte o queijo ao creme e misture. Quando o creme estiver morno junte as gemas.

3. Bata as claras em neve com uma pitada de sal até estar bem montada. Misture as claras ao creme, mexendo de baixo para cima sem bater, devagar, até ficar homogênea a massa. Acerte o sal.

4. Unte a tigela que irá assar o suflê com manteiga e farinha. Coloque o creme dois dedos abaixo da borda da tigela e leve ao forno preaquecido a 250°c por aproximadamente dez minutos ou até estar dourado.

Você pode gostar também

Deixe seu comentário