Receita da semanaTemperos

Prato da Semana: Pepinos em Conserva de “Adeus Lenin”

Postado porTemperos de Cinema 16 de setembro de 2016 0 Comentários

Cai o Muro de Berlim e somem as conservas de pepinos! Tratar a história com poesia e humor é para poucos, mas o roteirista de “Adeus Lenin” faz isso com maestria.
Ele mostra um momento muito importante da historia, a queda do muro de Berlim, através do olhar de um filho que quer proteger a mãe que acabou de sair de um coma.
Com essa metáfora ele consegue, mostrar a dificuldade que a Alemanha Oriental passou nesse momento de transição e, ao mesmo tempo, mostrar como uma família consegue superar crises e se manter unida, como a amizade é sempre a melhor companheira e como um grande amor pode surgir nos lugares e momentos mais inesperados.
Diante de tudo isso, resgatar a conserva de pepino, que era tão importante para a a sra. Kramer, é um forma de Temperos de Cinema homenagear esse filme tão bonito.
A receita você tem logo abaixo e o passo a passo está no vídeo, agora é só procurar o filme e aproveitar.

Receita Pepino em Conservas

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de sal
2 pepinos japoneses
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
1 pimenta-malagueta
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho amassados

Modo de Preparo

1. Lave os pepinos muito bem sob água corrente. Com uma faca afiada, corte os pepinos em rodelas finas. Reserve. Lave a pimenta e reserve.
2. Numa panela média, coloque o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao fogo baixo. Quando ferver, desligue o fogo.
3. Acrescente o pepino, o gengibre, a pimenta inteira, o alho e o azeite à panela e misture delicadamente.
4. Transfira o conteúdo da panela para um pote de vidro esterilizado (veja a dica a seguir) e tampe bem. Sirva após 3 dias.

Dica
Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, molhos, ou mesmo geléias, feitos em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos. Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.

 

 

Você pode gostar também

Deixe seu comentário