Receita da semanaTemperos

Prato da Semana: Espaguete à Carbonara

Postado porTemperos de Cinema 11 de agosto de 2017 0 Comentários

Ettore Scola (1931 – 2016) foi um dos últimos grandes diretores italianos. Conhecido como “o cineasta do tempo”, seus filmes sintetizam décadas da história italiana em ambientes fechados (um salão de danças, um apartamento, um cinema). Em “O Jantar”, filme de 1998. a história se passa quase toda em um restaurante onde cada mesa é um universo dramático.

Jantar4
Sempre muito político e crítico de nosso tempo, Scola se mostra profético em “O Jantar” quando mostra uma mesa de turistas japoneses, que fotografam a tudo mas não se interessam pelas tradições, como quando pedem catchup no molho do espaguete.
Essa cena inspirou o prato da semana: Um delicioso espaguete à carbonara. Mas sem catchup.
Receita de Espaguete a Carbonata
Ingredientes:
360 g de espaguete
300 g de bacon picado
2 ovos inteiros
1 gema
80 g de queijo parmesão ou pecorino ralado
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Leve para ferver cerca de 4 litros de água e adicione 2 colheres (sobremesa) rasas de sal quando começar a ferver.
Junte o espaguete. Não quebre! Se não couber na panela, deixe parte do macarrão ficar para fora e encostar na borda da panela. Assim que a parte imersa for amolecendo, o macarrão vai descendo. Você pode ajudar a afundá-lo pressionando delicadamente com um garfo, colher ou com as mãos.
Enquanto isso, frite o bacon numa frigideira antiaderente por alguns minutos.
Quando o macarrão estiver al dente, retire do fogo e escorra. Em seguida, junte com o bacon na panela e continue fritando, colocando um fio de azeite.
Bata os ovos com a gema, sal e o queijo ralado num refratário. Junte o macarrão com o bacon, misture rapidamente e sirva com pimenta a gosto.

Dica
Nunca jogue os ovos direto na panela quente do macarrão, pois eles irão cozinhar demais e virar ovos mexidos. Fazendo do jeito explicado acima, os ovos cozinham o suficiente só com o calor do macarrão

Você pode gostar também

Deixe seu comentário