Receita da semanaTemperos

Prato da Semana: Dorayaki

Postado porTemperos de Cinema 23 de junho de 2017 0 Comentários

“Sabor da Vida” é um filme japonês de 2015, dirigido por Naomi Kawase e que ressalta com muita delicadeza a cultura e tradições japonesas e, com essa mesma delicadeza, fala de temas como o preconceito e o respeito.
A trama acontece a partir do encontro de uma senhora de 75 anos e um rapaz dono de um pequeno quiosque especializado em dorayakis, um doce típico da culinária japonesa feito de feijão vermelho. Os dois têm em comum a solidão e desenvolvem uma bela amizade quando ela vai trabalhar com ele e transforma seu quiosque em um grande sucesso, graças à sua receita tradicional do doce.

Una-pasteleria-en-Tokio-001
A chef Sandra Romansini se inspirou nesse filme para nos ensinar a receita dessa iguaria tão peculiar da culinária oriental.

Receita de Dorayaki
Ingredientes da Massa:
3 ovos ( 3 gemas para a massa e 2 claras batidas em neve)
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 copo de leite
2 colheres de chá de glucose de milho karo

Modo de preparo da massa:
Misture a margarina com as 2gemas. Acrescente os demais ingredientes e misture bem. Por fim, coloque as claras em neve incorporando-as à massa (mexendo levemente para a massa ficar aerada). Use forminhas próprias ou então frite como se fosse uma panqueca em uma frigideira pequena antiaderente e bem quente.

Ingredientes do recheio:
500 G de feijão azuki
400 G de açúcar

Modo de preparo do recheio:
Coloque o feijão azuki de molho por 20 a 30 minutos. Cozinhe na panela de pressão com dois litros de água e cozinhe por 30 minutos de pressão (não tempere durante o cozimento).
Escorra um pouco a água e bata os grãos com um pouco da água do cozimento no liquidificador.
Em uma panela coloque a massa do feijão e acrescente o açúcar levando ao fogo e mexendo sem parar até dar a consistência desejada, deixe escurecer a massa – dê preferência para estar um pouco mais mole, pois depois de frio a massa tende a endurecer um pouco.

Recheie o Doraiaki

Você pode gostar também

Deixe seu comentário