Ficha TécnicaTemperos

Pequena Miss Sunshine Reflete Os Comuns

Postado porTemperos de Cinema 29 de agosto de 2016 0 Comentários
144172_Papel-de-Parede-Pequena-Miss-Sunshine-Little-Miss-Sunshine_1280x800

O filme que inspirou a receita de Frango Frito no estilo americano, em Temperos de Cinema, é um road movie de comédia dramática, o clássico “Pequena Miss Sunshine”, de 2006, filme de estréia dos diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris.

o-PEQUENA-MISS-SUNSHINE-facebook

Em uma sociedade onde “fazer sucesso” virou uma obrigação que atinge e aflige todos os mortais, “Pequena Miss Sunshne” é um espelho que reflete os comuns. Os Hoover formam uma família exageradamente normal, de pessoas frustradas e socialmente “fracassadas”, que se unem em torno de uma menina que sonha vencer um concurso de beleza infantil – desses em que mães enlouquecidas travestem suas crianças de adultos.

lWKQvy2kY0nbf5UiE56Ft458Coj

Em uma cena de impressionantes 15 minutos, logo no começo do filme, os diretores apresentam a família Hoover: O pai, Richard (Greg Kinnear), é vendedor de um programa de autoajuda; a mãe Sheryl (Toni Collette) é uma mulher prega sobre a importância da honestidade mas fuma escondido; o avô paterno, Edwin (Alan Arkin), foi expulso de uma casa de repouso por uso de substâncias ilícitas; o tio Frank (Steve Carell) é um professor universitário e homossexual suicida que cita Proust o tempo todo; e o irmão Dwayne (Paul Dano), um jovem roqueiro e revoltado, fascinado por Nietzsche, que vive em greve de silêncio.

p016-1_786507_673836_highres

No centro de tudo isso está a pequena Olive (Abigail Breslin), uma menina comum e completamente distante do ideal de beleza que norteia os concursos de beleza. Barrigudinha, com imensos óculos de grau e totalmente desengonçada, ela sonha em ser a rainha no concurso Pequena Miss Sunshine, na Califórnia.

Para realizar o sonho de Olive, a família atravessa o deserto do Novo México em uma Kombi Amarela, vivendo situações extremamente cômicas e até surreais. Unidos pelo mesmo propósito e em suas frustrações pessoais, durante a viagem eles vão se conhecendo melhor e descobrindo que juntos são muito mais fortes.

little-miss-sunshine

É impossível não nos vermos em Pequena Miss Sunshine. Tem em pedacinho de todos nós em cada um dos personagens. O filme nos leva principalmente a questionar os padrões impostos pela sociedade moderna e a lembrar a importância de nossas relações afetivas, principalmente a família.

Lançado no Sundance Festival, o mais importante festival americano de cinema independente, Pequena Miss Sunshine derrubou lançamentos milionários de Hollywood naquele ano e acabou com 4 indicações para o Oscar, levando duas estatuetas. Foi um grande sucesso de público e crítica.

SUNSHINE1 Richard---Olive-little-miss-sunshine-44185_1400_933

Uma curiosidade sobre os diretores: Antes de Pequena Miss Sunshine,  Jonathan Dayton e Valerie Faris trabalharam em clips de bandas como Red Hot Chilli Peppers, R.E.M. e Smashing Pumpkins, entre outras.

Assista o filme na íntegra:

Ficha Técnica

Título: Pequena Miss Sunshine
Título Original: Little Miss Sunshine (Original)
Ano de Produção: 2006
Direção: Jonathan Dayton Valerie Faris
Elenco: Abigail Breslin, Greg Kinnear, Toni Collette, Steve Carell, Pul Dano e Alan Arkin
Duração: 102 minutos
Classificação; Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero: Comédia Dramática
País: Estados Unidos da América
Distribuição: Fox

Você pode gostar também

Deixe seu comentário