Temperos

Filme da Semana: Maria Antonieta de Sofia Coppola

Postado porTemperos de Cinema 13 de junho de 2016 0 Comentários

Estamos em clima de Vive La France, com o Festival Varilux de Cinema Francês e o filme que inspirou a Receita da Semana é “Maria Antonieta” de Sofia Coppola, uma obra que desmistifica a imagem de vilã associada à essa polêmica rainha nos últimos dois séculos.

maria-antonieta15

Historiadores e biógrafos contemporâneos colocam Maria Antonieta e seu marido Luiz XVI como vítimas de uma jogada política super elaborada, que pretendia o fim da Monarquia. Ambos, herdeiros de um reino totalmente falido por várias décadas de má administração e gastos excessivos, foram o bode expiatório para deflagrar a Revolução Francesa.

Ele contestam até a lendária frase que Maria Antonieta teria dito quando questionada sobre a situação de miséria de seu povo: “Se têm fome, que comam brioches”.

mariaantonieta5

Maria Antonieta, arrancada de sua família ainda jovem para um casamento com finalidades políticas, carregava o peso da obrigação de ser aceita e bem sucedida em um país estranho e, principalmente, na côrte de Luiz XV, o Rei Sol, onde o luxo e a ostentação eram completamente diferentes à simplicidade de sua infância na Áustria.

Ao invés da imagem de Rainha Má, surge uma mulher doce, assustada, romântica, amante das artes e a grande precursora da moda, hoje um dos orgulhos da cultura e da indústria francesa.

MarieAntoinette08hg

E é essa a rainha que aparece em livros como “Retratos de Uma Mulher Comum” de Stephan Zwieg e “Rainha da Moda” e Caroline Weber, que inspiraram o filme de Sofia Coppola. “Maria Antonieta” (2006) é uma super produção inteiramente rodado no Palácio de Versailles, graças a uma autorização especial do Governo Francês.

Estrelado por Kirsten Dunst, com figurinos Oscarizados de Mellena Canonero e uma trilha sonora espetacular, “Maria Antonieta” ganhou também o Prémio de Cinema do Sistema Educacional Francês no Festival de Cannes.

marie-2

Veja o Trailer:

 

Ficha Técnica:

Nome: Maria Antonieta

Nome original: Marie Antoinette

Origem: Estados Unidos, França e Japão

Ano produção: 2006

Gênero: Drama

Duração: 124 min

Direção: Sofia Coppola

Elenco: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Rip Torn e Molly Shannon

Distribuição: Sony

20496061

Você pode gostar também

Deixe seu comentário