Receita da semanaTemperos

COURTESANS AU CHOLOLAT DO GRANDE HOTEL BUDAPESTE

Postado porTemperos de Cinema 5 de maio de 2017 0 Comentários

O Grande Hotel Budapeste é um filme delicioso de assistir, com um colorido especial, ele encanta pelas imagens e pelos personagens .
E por falar em personagem, quem não se encantou com a delicada assistente-confeiteira Agatha, que prepara os Courtesans au Chocolate, doces preferidos do protagonista da história.

14183612
Então aproveite a receita com um toque especial da Sandra, que vai encantar você também.
Ficha Técnica: Filme produzido em 2014, coprodução do Reimo Unido e da Alemanha, direção de Wes Anderson

Receita do Courtesans au Chocolat

INGREDIENTES
Massa
½ xícara (chá) de água
50 gramas de manteiga sem sal
¼ de colher (chá) de sal
½ colher (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de farinha peneirada
2 ovos

Recheio
¾ de xícara de leite integral
40 gramas de chocolate meio-amargo
2 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de amido de milho

Cobertura
1 ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite integral (ou menos, como explicado no modo de fazer) Corantes alimentícios nas cores rosa, verde limão e lilás

Montagem
100 gramas de chocolate branco

COMO FAZER
Recheio
No fogo médio, aqueça o leite e o chocolate meio amargo até ficar homogêneo. Deixe amornar.
Numa tigela, misture o cacau, açúcar e amido de milho. Adicione as gemas e mexa até virar um creme liso.
Junte metade do líquido morno à mistura na tigela e mexa bem. Adicione o restante, misture e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar com um batedor de arame até borbulhar e engrossar, ficando na consistência de um brigadeiro mole. Retire do fogo e passe por uma peneira. Cubra com papel filme, de modo que o plástico encoste na superfície do creme, e deixe esfriar totalmente.

Massa
No fogo médio, misture a água, a manteiga, o sal e o açúcar até ferver. Retire do fogo e misture rapidamente a farinha peneirada. Volte para fogo e continue cozinhando até a massa soltar totalmente do fundo e das laterais, virando quase uma bola.
Tire a panela do fogo e deixe a massa amornar. Bata os ovos numa tigela apenas até misturar e junte à massa aos poucos, mexendo até ficar homogêneo, parecendo um mingau. A massa não pode ficar muito líquida, senão não vai ser possível fazer bolinhas. Então, dependendo do tamanho dos seus ovos, pode ser que você não precise colocar tudo.
Preaqueça o forno a 200 graus. Forre três assadeiras pequenas com papel manteiga. Coloque a massa em um saco de confeitar com o bico grande (eu só tinha um do tipo pitanga, mas o ideal é usar um redondo). Na primeira assadeira, faça oito (ou quatro, se quiser os doces maiores) bolas do tamanho de uma colher de sopa. Na segunda, mais oito porções de tamanho médio, cerca de uma colher de chá. Na última, faça oito do tamanho de uma bola de gude.
Leve a primeira assadeira com as carolinas maiores ao forno por 10 minutos, depois abaixe a temperatura para 180 graus e continue assando por cerca de 20 minutos (vai ser mais rápido para as porções menores). Enquanto uma está no forno, deixe as outras assadeiras na geladeira.
Retire do forno quando o topo estiver dourado e use uma faquinha adiada para fazer um pequeno furo no fundo de cada massa para o vapor escapar. Deixe esfriar totalmente.
Para rechear as carolinas, que devem estar totalmente frias, coloque o recheio em um saco de confeitar e encha pelo o buraquinho que você fez para sair o vapor. Faça isso com as massas grandes e médias; as pequenas não precisam ser recheadas.

Cobertura
Coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e adicione leite aos poucos, mexendo até ficar com uma consistência de cobertura, nem líquida demais que vá escorrer, nem grossa ao ponto de não se espalhar no topo das carolinas. Divida a cobertura em três potinhos (lembrando que as carolinas maiores precisam de mais) e tinja nas cores lilás claro, verde claro e rosa claro.
Mergulhe o topo das carolinas maiores na cobertura lilás e disponha numa assadeira grande. As médias devem ser cobertas pela cor verde, e, as menores, no rosa (eu inverti as cores, mas assim é o jeito certo). . Deixe em temperatura ambiente até a cobertura virar uma casquinha.

Montagem
Derreta o chocolate branco no banho-maria ou no micro-ondas. Coloque num saco de confeitar com o bico perlê ou num saquinho de ziplock com um furo bem pequeno na ponta. Decore as carolinas com arabescos ou pontinhos.
Coloque uma porção de chocolate no topo da carolina maior e encaixe a média por cima (o chocolate funciona como uma “cola”). Repita o processo, finalizando com a carolina menor.
Sirva em seguida.

DOCE COLORIDO 2

Você pode gostar também

Deixe seu comentário