Receita da semanaTemperos

Prato da Semana: Bouef Bourguignon de Julie e Julia

Postado porTemperos de Cinema 28 de outubro de 2016 0 Comentários

Na grande maioria dos filmes sempre há pelo menos uma cena envolvendo gastronomia. Em alguns ela chega a ocupar maior espaço na trama mas poucos são filmes onde ela ocupa papel de destaque, como personagem principal. Esse é o caso de “Julie e Julia”, de Nora Ephron, lançado em 2009.

filme-julie-e-julia-review-prato-pra-um-960x768
Este filme é uma comédia que mistura drama, romance e um cardápio de banquete. Meryl Streep e Amy Adams interpretam as duas personagens título, separadas na trama por um espaço 50 anos no tempo, mas unidas pela paixão e o talento para cozinhar.
Meryl Streep é Julia Child, é uma senhora que em 1948 vai morar em Paris por conta do trabalho do marido Paul (Stanley Tucci). Entediada por não ter o que fazer, ela passa a frequentar um curso de culinária e toma gosto pela coisa. Ela acaba escrevendo um livro e apresentando um programa de televisão. Cinquenta anos depois, encontramos Julie Powell (Amy Adams), uma moça com uma vidinha bem medíocre e que acidentalmente encontra o livro de Julia. Ela se encanta com as receitas e resolve prepará-las como passatempo. Com a ajuda do marido Eric Powell (Chris Messina), ela cria um blog para descrever sua experiência e se torna um sucesso.

sem-titulo-1
A chef Sandra Romansini recebeu a Dra. Lilian de Angelis, dentista e cozinheira de mão cheia, para comentar o filme e saborear uma das receitas de Julia Child, o Bouef Bourguignon. Veja o vídeo com o passo a passo do preparo e logo abaixo a receita detalhada.

RECEITA DE BOUEF BOURGUIGNON

INGREDIENTES
250gr de Bacon Defumado em tiras de 1 cm
1 kg de carne bovina em pedaços
1 colher (DE SOPA) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de óleo
1 cenoura em palito
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho ralados
300ml de caldo de carne
1 colher (sopa) de extrato de tomate
300ml de vinho tinto seco
350g de champignons
6 cebolas echalotes sem casca, cortadas ao meio
1 folha de louro
1 ramo de tomilho fresco, salsa e pimenta do reino a gosto

PREPARO

Preaqueça o forno a 180º.
Aqueça uma frigideira grande e acrescente o bacon. Deixe esfriar , mexendo de vez em quando , até que fiquem crocante e solte bem a gordura. Nesse ponto transfira o bacon para uma caçarola grande e larga e reserve a gordura na frigideira.
Seque os pedaços de carne em papel absorvente. Corte-os em cubos de 2cm.
Polvilhe a carne com a farinha de trigo, virando os pedaços para que fiquem bem cobertos. Leve a frigideira de volta ao fogo e frite os cubinhos de carne, poucos de cada vez, adicionando 1 colher (chá) de óleo se necessário. Não coloque muitos pedaços de uma vez, senão a carne ficará cozida, em vez de dourada.
Transfira os cubinhos de carne dourados para a caçarola e reserve.
Acrescente as 2 colheres (chá) de óleo restantes na frigideira e refogue a cenoura , a cebola e o alho até que amaciem.
Transfira os legumes refogados para a caçarola. Escorra o excesso de gordura da frigideira e leve-a de volta ao fogo.
Adicione o caldo de carne e deixe que aqueça, raspando o fundo com uma colher de pau até soltar todo o tempero que ficou grudado.
Despeje na caçarola o caldo de carne morno e o extrato de tomate.
Em seguida, acrescente vinho até cobrir os ingredientes. Adicione o louro, o tomilho e mexa bem. Leve ao fogo até ferver. Cubra a caçarola, leve-a ao forno e deixe assar por 2 horas, mexendo a cada 30 minutos. Se o molho secar ou engrossar em excesso, coloque um pouco maios de vinho ou água.
Acrescente os champignon e as echalotes, e misture bem. Torne a cobrir e deixe assar por mais de 1 hora, ou até que a carne fique macia a ponto de desfiar ao simples toque de uma colher.

Você pode gostar também

Deixe seu comentário