Receita da semanaReceitasTemperos

Feijoada Temperos de Cinema

Postado porTemperos de Cinema 14 de setembro de 2018 0 Comentários

Seguindo no mês de homenagem ao cinema e à culinária brasileira, o Temperos de Cinema traz esta semana uma receita de feijoada.
Um dos pratos mais tradicionais da nossa gastronomia tem sua origem nos pratos preparados pelos escravos e ganhou muitas versões em cada uma das regiões do país.
A grande verdade é que nunca existiu uma receita definitiva de Feijoada e cada um pode ter a sua. Mas a receita da chef Sandra Romansini é muito especial.
Veja o vídeo:

Receita de Feijoada Temperos de Cinema

INGREDIENTES

500 g de feijão-preto
200 g de carne-seca
100 g de pé de porco dessalgado
100 g de orelha de porco dessalgada
200 g de paio
200 g de linguiça calabresa
200 g de costela de porco
150 g de bacon
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
Folhas de louro a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
azeite a gosto
MODO DE PREPARO

1. Numa peneira, lave o feijão.

2. Corte a carne-seca em pedaços, retire e despreze as gorduras, e coloque num recipiente. Cubra com água e deixe de molho por 12 horas, trocando a água a cada 3 horas.

3. Corte o bacon em cubos grandes. Separe uma pequena parte para o refogado e corte em pequenos pedaços. Para cortar a costela de porco em pedaços, apóie a costela sobre uma tábua e deixe a parte dos ossos virada para cima. Com uma faca afiada, corte a carne seguindo a linha entre os ossos. Reserve.

4. Escorra a água da carne-seca e coloque a carne numa panela. Cubra com água fria e leve ao fogo para ferver. Ao ferver, escorra a água e cubra novamente com água fria. Leve novamente ao fogo e espere ferver. Escorra a água e reserve.

5. Escorra a água do feijão e coloque-os numa panela grande. Cubra os feijões com bastante água e leve ao fogo alto para ferver. Coloque o louro.

6. Ao ferver, abaixe o fogo coloque e a carne-seca. Após 30 minutos, os miúdos de porco e cozinhe por 30 minutos, adicione as costelinhas reservadas. Após mais 30 minutos, acrescente a carne defumada. Em seguida, adicione as lingüiças inteiras e o bacon. Deixe cozinhar por mais 90 minutos ou até que as carnes e o feijão fiquem macios.

7. Pique a cebola, o alho e o cheiro-verde. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo, regue com um pouco de azeite e adicione o bacon picado. Em seguida, junte a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Coloque o cheiro-verde, o cominho, o colorau, a pimenta-malagueta picada e mexa bem.

8. Pegue uma concha de feijão macio, sem o caldo, de dentro da feijoada e coloque sobre um prato. Amasse com um garfo, formando uma papa. Coloque a papa de feijão na frigideira com o refogado e mexa bem. Se for preciso, acrescente um pouco de caldo.

9. Transfira o refogado com a papa para a panela da feijoada, misture e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Prove a feijoada e verifique se precisa acrescentar sal e pimenta.

10. Retire as lingüiças de dentro da panela e coloque-as sobre uma tábua. Corte as lingüiças em fatias finas e coloque as rodelas na panela da feijoada. Espere a feijoada aquecer e sirva em seguida. 1

11. Para acompanhar, sirva com arroz branco, couve refogada, farofa e laranja.

Você pode gostar também

Deixe seu comentário