Moviecomarte

FILMES FESTIVAL VARILUX

Postado porTemperos de Cinema 14 de novembro de 2020 0 Comentários

A BOA ESPOSA

Com: Juliette Binoche, Noémie Lvovski, Yolande Moreau, Edouard Baer

Direção: Martin Provost

Distribuição no Brasil: California Filmes

Cuidar do lar e se curvar aos deveres conjugais sem se queixar: é o que ensina com todo o zelo Paulette Van Der Beck em sua escola da vida doméstica. Porém todas as suas certezas ficam abaladas ao se ver viúva e arruinada. Será o efeito da volta de seu primeiro amor ou o vento da liberdade de maio de 68? E se a esposa cordata se transformasse numa mulher livre?

ACOSSADO

Com: Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg, Daniel Boulanger

Direção: Jean-Luc Godard

Distribuição no Brasil: Zeta Filmes

Michel Poiccard, um criminoso obcecado por Humphrey Bogart, rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini, uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.

O clássico do Festival, em homenagem à Nouvelle Vague, que faz 60 anos em 2020.

A FABULOSA INVASÃO DOS URSOS NA SICÍLIA

Com: as vozes de Jean-Claude Carrière, Leïla Bekhti, Thomas Bidegain

Direção: Lorenzo Mattotti

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Tudo começa quando, Tonio, o filho do rei dos ursos, é capturado por caçadores nas montanhas da Sicília… Alegando o rigor de um inverno que ameaça matar de fome o seu povo, o rei decide então invadir a planície habitada pelos homens. Com ajuda de seu exército e de um mágico, ele consegue obter a vitória e acaba por reencontrar Tonio. Porém logo chega à conclusão de que o povo dos ursos não foi feito para viver no país dos homens…

Baseado na novela de Dino Buzzati.

 

A GAROTA DA PULSEIRA

Com: Mélissa Guers, Roschdy Zem, Chiara Mastroianni

Direção: Stéphane Demoustier

Distribuição no Brasil: Bretz / MyMamma

Morando numa área residencial impessoal e sem história, Lisa, aos 18 anos, acaba de fazer o exame para ingressar na universidade. Porém, há dois anos ela usa uma pulseira, pois é acusada de ter assassinado sua melhor amiga.

“O que os pais na verdade sabem sobre esses íntimos desconhecidos que são seus próprios filhos? Conduzido por um fio de narrativa sempre tenso a ponto quase se romper, o filme se alterna entre cenas de família e audiências frente à justiça. Aquela pergunta inicial é a questão central proposta por esse filme que tem como base a investigação sobre um crime real.”
Le Parisien

APAGAR O HISTÓRICO

Com: Blanche Gardin, Denis Podalydès, Corinne Masiero

Direção: Gustave Kervern, Benoît Delépine

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Num loteamento no interior da França, três vizinhos se descobrem vítimas das novas tecnologias e redes sociais. Marie é alvo de chantagem devido a um vídeo de conteúdo sexual; Bertrand vê a filha ser objeto de bullying na escola e Christine, motorista de carros de aluguel, se mostra inconformada ao constatar que as notas dadas por seus clientes se recusam a melhorar. Juntos, decidem declarar guerra aos gigantes da internet. Uma batalha perdida
de antemão, ainda que…

Urso de Prata no Festival de Berlim 2020.

Mais de 500 000 entradas na França!

BELLEEPOQUE

 

Com: Daniel Auteuil, Guillaume Canet e Doria Tillier

Direção: Nicolas Bedos

Distribuição no Brasil: Diamond Filmes

Victor, um sexagenário desiludido, vê sua vida ser transformada no dia em que Antoine, um empresário brilhante, lhe propõe um novo tipo de atração: combinando recursos teatrais e reconstituição histórica, sua empresa oferece aos clientes uma imersão na época da sua preferência. Victor opta, então, por reviver a semana mais marcante da sua vida: aquela em que, 40 anos antes, ele encontrou o seu grande amor.

Três Césares em 2020: melhor roteiro original, atriz coadjuvante e direção de arte.

 

DNA

Com: Louis Garrel, Fanny Ardant, Marine Vacth

Direção: Maïwenn

Distribuição no Brasil: Vitrine Filmes

Neige, divorciada e mãe de três crianças, visita regularmente Emir, seu avô argelino, vivendo agora num asilo para idosos. Ela adora e admira aquele que exerce o papel de sustentáculo da família, o homem que a criou e que sobretudo a protegeu da atmosfera tóxica que marcava o relacionamento com os pais. As relações entre os muitos integrantes da família são complicadas e a morte do avô acabará por desencadear uma tempestade familiar e uma profunda crise de identidade em Neige.

Seleção Oficial do Festival de Cannes 2020.

AS DONAS DA BOLA

Com: Kad Merad, Alban Ivanov, Céline Sallette

Direção: Mohamed Hamidi

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Após se envolver numa briga, a equipe inteira de futebol da pequena cidade de Clourrières é suspensa até o fim da temporada. Com o objetivo de salvar esse pequeno clube do norte da França, que corre o risco de desaparecer, o técnico decide formar um time composto exclusivamente de mulheres para chegar ao fim do campeonato. Essa situação acabará por transformar completamente o cotidiano das famílias, abalando as convenções há muito estabelecidas naquela aldeia.

300 000 entradas na França!

 

 

GARGARINE

Com: Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven

Direção: Fanny Liatard, Jérémy Trouilh

Distribuição no Brasil: Vitrine Filmes

Youri, 16 anos, cresceu em Gagarine, enorme conjunto habitacional de tijolos vermelhos em Ivry-sur-Seine, onde sonha em se tornar um cosmonauta. Ao tomar conhecimento de que o lugar onde mora está ameaçado de demolição, Youri decide se somar a um movimento de resistência. Com a cumplicidade de Diana, Houssam e dos moradores, ele se atribui a missão de salvar o conjunto habitacional, transformado na sua “nave espacial”.

Seleção oficial do Festival de Cannes 2020.

 

MAIS QUE ESPECIAIS

Com: Vincent Cassel, Reta Kateb e Hélène Vincent

Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache

Distribuição no Brasil: California Filmes

Há 20 anos Bruno e Malik vivem num mundo à parte, aquele habitado pelas crianças e adolescentes autistas. Trabalhando cada um em uma instituição diferente, eles se dedicam à formação de jovens vindos de bairros problemáticos para tentar lidar com esses casos considerados “super-complexos”. Uma aliança pouco usual para personalidades fora do comum.

Dos diretores dos filmes Intocáveis e Samba, apresentados no Festival Varilux de Cinema Francês.

7 indicações ao Prêmio César 2020

 

 MINHA VIAGEM COM PATRICK

Com: Laure Calamy, Benjamin Lavernhe, Olivia Côte

Direção: Caroline Vignal

Distribuição no Brasil: California Filmes

Há meses Antoinette espera pelo verão e pela promessa de uma semana romântica com seu amante, Vladimir. Quando este cancela as férias planejadas pelos dois para partir para a Cévennes na companhia da esposa e da filha, Antoinette não perde muito tempo refletindo sobre a questão: decide sair atrás dele! Porém, ao chegar, não há nem sinal de Vladimir, apenas um asno teimoso que passa a acompanhá-la no seu périplo singular.

Seleção Oficial do Festival de Cannes 2020.
Mais de 500 000 entradas na França

O CAPITAL NO SECULO XXI

Direção: Justin Pemberton, Thomas Piketty

Distribuição no Brasil: Bretz/ MyMamma

Adaptado do livro homônimo de Thomas Piketty, uma das obras mais importantes dos últimos anos. Intercalando referências à cultura pop com intervenções dos mais influentes especialistas de nossa época, o filme propõe uma viagem através da história moderna de nossas sociedades. O documentário contrapõe a riqueza e o poder de um lado e, do outro, o progresso social e as desigualdades. Uma reflexão necessária para compreender o mundo de hoje.

Adaptação do livro de Thomas Piketty, sucesso mundial com mais de 25 milhões de exemplares vendidos.

“Ao adaptar para a tela o best-seller de Thomas Piketty, Justin Pemberton decifra com virtuosismo, senso pedagógico e um sentido narrativo luminoso, o sistema capitalista

 

PERSONA NON GRATA

Com: Raphaël Personnaz, Nicolas Duvauchelle, Roschdy Zem

Direção: Roschdy Zem

Distribuição no Brasil: Bretz/ MyMamma

José e Maxime são amigos e sócios minoritários numa empresa de construção que enfrenta dificuldades. Diante da necessidade de defender seus interesses, eles tomam uma decisão radical. Um segredo sombrio passa, então, a unir o destino dos dois. Quando começam a vislumbrar um futuro melhor, um estranho personagem entra em suas vidas.

 

 

SLALOM

Com: Noée Abita, Jérémie Renier, Catherine Marchal

Direção: Charlène Favier

Distribuição no Brasil: Vitrine Filmes

Aos 15 anos, Lyz acaba de se somar à prestigiosa equipe de esqui do colégio de Bourg-Saint-Maurice. Fred, ex-campeão que assume o papel de treinador, decide pôr todas as suas fichas na nova integrante. Entusiasmada pelo apoio recebido, Lyz se entrega de corpo e alma ao seu objetivo. Porém, após acumular sucessos, rapidamente ela começa a ficar abalada sob a pressão e o domínio exercidos por Fred.

Seleção oficial do Festival de Cannes 2020.

 

 

SOU FRANCES E PRETO

Com: Jean-Pascal Zadi, Fary, Caroline Anglade

Direção: Jean-Pascal Zadi e John Wax

Distribuição no Brasil: Bonfilm

JP, um ator mal-sucedido de 40 anos, decide organizar o primeiro grande protesto pela causa negra na França, mas seus encontros, muitas vezes burlescos, com personalidades influentes da comunidade e o apoio entusiasta de Fary, o fazem hesitar entre o desejo de estar à frente dos palcos e seu engajamento enquanto militante.

Mais de 700 000 entradas na França!

VERÃO DE 85

Com: Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge

Direção: François Ozon

Distribuição no Brasil: Califórnia Filmes

No verão em que completa 16 anos, Alexis, ao se aventurar no mar na costa da Normandia, é salvo heroicamente do naufrágio por David, 18 anos. Alexis acaba de encontrar o amigo dos seus sonhos. Porém este sonho durará mais do que um verão? O verão de 1985.

Seleção Official do Festival de Cannes 2020.

 

 

Você pode gostar também

Deixe seu comentário