CinemaFilmes da semana

Uma Argentina Além do Tango, Por Carlos Saura

Postado porTemperos de Cinema 27 de junho de 2017 0 Comentários

Zonda é o nome de um vento que sopra no noroeste da Argentina e também o título original da nova obra prima do mestre espanhol Carlos Saura. Ele se deixa carregar pelo vento em uma viagem à cultura e folclore da terra de Gardel, indo muito além do tango.

zonda31
Em “Argentina”, título do filme no Brasil, Saura se volta para outras expressões musicais e danças dos nossos hermanos, como a zamba, a zamba, o chamamé, a chacarera, o malambo, a copla, a vidala e o carnavalito.. E nessa diversidade de ritmos do folclore argentino, ele nos leva a conhecer a rica e multifacetada cultura andina.
A paixão de Saura pela música e pela dança, deu ao diretor uma nova vida depois dos filmes engajados e de protesto do período Franco. Entre suas muitas obras primas desta nova fase estão “Bodas de Sangue” (1981), “Carmen” (1983), “El Amor Brujo” (1986), “Ay Carmela” (1990), “Tango” (1998) e os impressionantes “Goya em Bordéus” (1998) e “Salomé” (2003).

maxresdefault
“Argentina” é um documentário que mescla passado, presente e futuro para se aprofundar no folclore argentino, rendendo homenagens a verdadeiras lendas como Mercedes Sosa, Pedro Aznar, Soledad Pastorutti e Luis Salinas.
Com poucos textos, Saura deixa que a música e a dança transmitam a beleza e as singularidades da cultura argentina, em uma visão apaixonada e muito pessoal do diretor, que encontrou uma forma universal, envolvente e inspirada de abordar diferentes tradições artísticas e culturais.

464516
Ficha Técnica:
Título original: Zonda: Folclore argentino
Direção: Carlos Saura
Roteiro: Carlos Saura
Fotografia: Felix ‘Chango’ Monti
Música: Lito Vitale
Gênero: Documentário
País: Argentina, Espanha, França
Ano: 2015
Elenco: Jairo, Soledad Pastoruti, Horacio Lavandera, Jaime Torres, El Chaqueño Palavecino, Liliana Herrero, Luis Salinas, Metabombo

Distribuição: Imovision

Você pode gostar também

Deixe seu comentário