CinemaMoviecomarteMoviecomarte

O Insulto no Moviecom Arte

Postado porTemperos de Cinema 28 de Fevereiro de 2018 0 Comentários

“O Insulto” é o primeiro filme libanês a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o que em si representa um fato extremamente importante e político, posto que a obra do diretor Ziad Doueri tem seu foco nas tensões políticas mesmo sem ser um filme panfletário.
Aliás, o filme começa com um aviso estatal informando ao público que as visões expressas no filme são de responsabilidade exclusiva dos responsáveis pela obra, não representando os ideais do governo libanês.


O roteiro provocativo escrito por Ziad Doueri e Joelle Touma mostra como um pequeno desentendimento entre dois cidadãos comuns assume, à medida em que se espalha, proporções inimagináveis e incontroláveis, promovendo o caos graças à mídia e um povo que incapaz de refletir antes de assumir um posicionamento.


No velho estilo “quem conta um conto aumenta um ponto”, o pequeno incidente vai parar nos tribunais e gera uma crise que atinge até o presidente da república. O mais interessante é que a câmera de Doueri ganha vida própria e muda seu foco conforme cada personagem, nos obrigando a refletir à partir do ponto de vista de cada um deles.
“O Insulto” aborda ainda temas fortes e muito atuais como a ética, o racismo e os limites para a liberdade de expressão, o que o torna universal. Aliás presenciamos recentemente no Brasil vários acontecimentos parecidos…

Ficha Técnica
Título: O Insulto
Título original: L’insulte
Gênero: Drama
Diretor: Ziad Doueiri
Roteiro: Ziad Doueiri Joelle Touma
Elenco: Adel Karam, Kamel El Basha, Camille Salameh, Diamand Bou Abboud, Rita Hayek, Talal Jurdi, Christine Choueiri, Julia Kassar, Rifaat Torbey e Carlos Chahine.
Duração: 82 min
País: Líbano, França, Bélgica, Chipre, EUA
Música: Éric Neveux
Fotografia: Tommaso Fiorilli
Classificação Indicativa: Não remodendado para menores de 16 anos
Distribuição: Imovision

Você pode gostar também

Deixe seu comentário