CinemaFilmes da semana

Francofonia – O Louvre Sob Ocupação

Postado porTemperos de Cinema 13 de novembro de 2016 0 Comentários

O cineasta russo Alexander Sokurov se mantém fiel aos temas que envolvem Arte e História. Em 2002, ele realizou o belíssimo “A Arca Russa”, percorrendo a história da Rússia através das obras do museu Hermitage, em São Petersburgo.
Agora ele fala da ocupação nazista da França, pela ótica do emblemático Museu do Louvre, no sofisticado “Francofonia – O Louvre sob Ocupação”. Contudo, Sokurov vai além da história e propõe uma reflexão sobre as relações entre poder e arte e os significados associados aos acervos culturais.


Sabemos que Hitler era um artista frustrado. Medíocre e frustrado. Mas era tão obcecado por arte quanto pelo poder. “Francofonia” mostra que os nazistas pretendiam se apoderar e usar a cultura e a arte francesas, como espólio de guerra, para modificar a História quando acabassem os conflitos da 2ª Guerra Mundial. Por isso o respeito, a preocupação e o desejo de preservarem o mais rico e amplo patrimônio artístico-cultural do mundo.

francofonia-1
“Francofonia”, conta a relação entre o diretor do Louvre naquele período, Jacques Jaujard (1895-1967), e o conde Wolff Metternich (1893-1978), o interventor do governo alemão, que tinha a tarefa de controlar o acervo e enviá-lo para a Alemanha. Eles, por motivos óbvios, não se dão bem mas se unem para proteger as obras.

francofonia02-770x494
Entre as muitas boas sacadas do filme estão a fusão através de tonalidades fotográficas de cenas documentais da época a encenações atuais, e os diálogos entre os personagens e as obras de arte.
“Francofonia” é um filme rico, sofisticado, em todos os aspectos. Não é um filme para as grandes massas e muito menos espera record nas bilheterias, mas tem todos os elementos para agradar em cheio os cinéfilos, os apreciadores de arte e os fanáticos por História.

francofonia-53-5420pm
Esse é o filme da semana no Moviecom Arte. E você poderá assistí-lo nos dias 12 e 13 de novembro, ás 11 horas, no Moviecom Cinemas do Maxi Shopping Jundiaí.

Ficha Técninca:
Título: Francofonia, O Louve Sob Ocupação
Título Original: Francofonia
Gênero: Drama/Documentário
Direção: Aleksandr Sokurov
Roteiro: Aleksandr Sokurov
Elenco: Aleksandr Sokurov, Andrey Chelpanov, Benjamin Utzerath, Francois Smesny, Jean-Claude Caër, Johanna Korthals Altes, Louis-Do de Lencquesaing, Peter Lontzek, Vincent Nemeth

francofonia-louvre-sob-ocupacao

Você pode gostar também

Deixe seu comentário