CinemaMoviecomarteMoviecomarte

Café, no Aniversário do Moviecom Arte

Postado porTemperos de Cinema 14 de setembro de 2018 0 Comentários

Neste final de semana, mais especificamente no sábado 15 de setembro, o Moviecom Arte completa 11 anos.
E para comemorar esta data tão significativa para os cinéfilos e para o cinema independente em Jundiaí, selecionamos um filme muito especial: “Café”, do diretor e roteirista italiano Cristiano Bortone.


Este filme conta três histórias em diferentes lugares do mundo, todas ligadas por um elemento simbólico: O café.
Na Bélgica, durante um tumulto, a loja de Iraqi Hamed (Hichem Yacoubi) é saqueada. Seu precioso pote de café é roubado e ao descobrir o responsável ele decide fazer justiça com as próprias mãos. Na Itália, Renzo (Dario Aita), apaixonado barista, se envolve no roubo de uma fábrica e as coisas saem do controle. Na China, Ren Fei (Fangsheng Lu), gerente bem-sucedido, é designado para cuidar de fábrica que ameaça poluir um vale em Yunnan, bela região na fronteira com o Laos.


As tramas vão se alternando ao longo do filme sem confundir o público. A sequência cronológica permite acompanhar cada uma das histórias com a mesma intensidade e envolver-se nas respectivas situações e conflitos. Com um certo tom de suspense em certos momentos, a obra constitui um drama que, assim como a bebida, pode ser um pouco amargo mas é prazeroso no final.


Diversos temas polêmicos estão presentes no filme. A crise de refugiados e a ascensão de movimentos neonazistas ganham foco na primeira narrativa, ocorrida na Bélgica. Conflitos entre patrões e empregadores, bem como a dificuldade de manter uma família com limitações financeiras são temas da história que se passa com na Itália. Já a liquidez e superficialidade do mundo dos grandes empresários e o retorno a uma vida mais tradicional, mais conectada à natureza e aos valores solidários, correspondem à narrativa na China.

Ficha Técnica:
Título: Café
Título Original: Caffè
Direção: Cristiano Bortone
Elenco: Angelo Torrice, Arne De Tremerie, Dario Aita, Ennio Fantastichini, Fangsheng Lu, Giovanni Galati, Hichem Yacoubi, Jean-Louis Sbille, Kevin Notsa Miakouang, Koen De Bouw, Michael Schermi, Miriam Dalmazio, Qiuge Zhang, Tibo Vandenborre, Tim Taveirne, Yimo Li, Zhuo Tan
País de Origem: Bélgica, Itália e China
Ano de Produção: 2016
Estreia no Brasil: 02 de agosto de 2018
Roteiro: Annalaura Ciervo, Cristiano Bortone, Matthew Thompson, Minghua Shi
Produção: Andrea Zoso, Bart Van Langendonck, Cristiano Bortone, Gongming Cai, Li Na, Natacha Devillers
Fotografia: Vladan Radovic
Trilha Sonora: Teho Teardo
Distribuidora: Califórnia Filmes

Você pode gostar também

Deixe seu comentário