CinemaMoviecomarte

Moviecom ARTE traz “A Comunidade”, de Vinterberg

Postado porTemperos de Cinema 24 de outubro de 2016 0 Comentários

Romper com algumas convenções sociais é para os fortes. Mesmo nos anos 70, quando questionar convenções sociais era a palavra de ordem da então nova ordem mundial. Ou desordem, como preferiam os rippies.
O Moviecom ARTE apresenta nos dias 29 e 30 de outubro, às 11 horas, “A Comunidade”, do badalado diretor dinamarquês Thomas Vinterberg. Já aclamado como um dos melhores do ano, este filme é uma viagem aos anos 70, em clima de paz e amor e ao som de Elton John.


O arquiteto Erik (Ulrich Thomsen) e apresentadora de tv Anna (Trine Dyrholm) são um casal moderno e atento ás grandes transformações pelas quais o mundo passava naquele período. Eles herdam uma grande casa em um elegante bairro de Copenhague e para lá se mudam, levando a filha Freja e um grupo de amigos com o objetivo de montar uma comunidade. Tudo vai bem até que um caso de amor abala o grupo, fazendo com que todos voltem para a realidade.

the-commune-07
O filme tem um fundo autobiográfico. o diretor viveu com seus pais em uma comunidade durante toda a infância. “A Comunidade” não é um filme sobre o amor livre ou outros temas já mostrados anteriormente quando o assunto é os anos 70. Vinterberg mostra o quanto a natureza humana é mais forte que todas as convenções, antigas ou novas, e também a importância dos amigos.

the_commune
Segundo o diretor: “A vida envolve sacrifícios e sofrimentos, não importa o tipo de convivência que criamos para nós. A vantagem do coletivo é que ele torna a vida mais suportável. Os personagens superam um divórcio difícil ou a morte de um filho porque estão vivendo juntos. Não vejo a comunidade como utopia. As pessoas escolheram formas diferentes de viver. Nos anos 1980, buscou-se a liberdade individual, o direito à privacidade. Também são virtudes.”

the_commune_photo_by_christian_geisnaes

 

Ficha Técnica
Título: A Comunidade
Título Original: Kollektivet
Gênero: Drama
Direção: Thomas Vinterberg
Roteiro: Thomas Vinterberg, Tobias Lindholm
Elenco: Adam Fischer, Fares Fares, Helene Reingaard Neumann, Ida Emilie Krarup, Julie Agnete Vang, Lars Ranthe, Lise Koefoed, Mads Reuther, Magnus Millang, Ole Dupont, Rasmus Lind Rubin, Trine Dyrholm, Ulrich Thomsen
Fotografia: Jesper Tøffner
Trilha Sonora: Fons Merkies
Duração: 111 min.
Ano: 2016
País: Dinamarca
Distribuidora: Califórnia Filmes
Não recomendado para menores de 14 anos

049139

Você pode gostar também

Deixe seu comentário