CinemaFilmes da semana

O Homem Que Quase Evitou a 2ª Guerra

Postado porTemperos de Cinema 5 de dezembro de 2016 0 Comentários

O Moviecom ARTE apresenta esta semana “13 Minutos Para Matar Hitler”, filme conta a biografia de Georg Elser, o autor do atentado em uma cervejaria de Munique, em 8 de novembro de 1939, colocando uma bomba atrás de um púlpito usado pelo füher.

25_elser
Georg Elser era um homem comum, filho de agricultores, trabalhou como carpinteiro e posteriormente em uma fábrica de relógios. Ele era apaixonado por música, frequentava casas noturnas e gostava de manifestar seu posicionamento político. Foi ligado ao partido comunista até 1931 mas, por não concordar com as ideias de Hitler, tornou-se opositor ao partido em 1933.

13-minutes-12-filmloverss-720x40013-minutos
Georg Elser foi preso tentando atravessar ilegalmente a fronteira da Alemanha com a Suiça na noite de 8 de novembro de 1939, coincidentemente a mesma noite em que ocorreu a explosão de uma bomba em uma cervejaria em Munique, onde Hitler realizou um discurso. O füher escapou do atentado por ter deixado o local 13 minutos antes do previsto.
Sob tortura, Elser confessou o crime e o filme mostra as lembranças de prisionerio torturado, entre elas: sua família no campo, o sofrimento durante a ascensão nazista e sua paixão por Elsa (uma mulher casada, brutalizada pelo marido, em uma analogia clara ao nazismo).

ELSER Bild 73 Platz vor der Kegelbahn  Foto: © Bernd Schuller | Tel: 0049-171-1934908 | www.bernd-schuller.de

imagem

Dirigido por Oliver Hirschbiegel, “13 Minutos…” foi um dos destaques do Prêmio de Cinema Alemão, com 7 premiações, incluindo Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante e vários prêmios de direção de arte. O ator Christian Friedel faz uma brilhante interpretação de Georg Elser. A fotografia, cenários e figurinos do filme também merecem destaque.

Elser foi morto em um campo de concentração em 1945, quando a derrota de Hitler já era certa. Mas fica uma dúvida. Teria sido mesmo Elser o autor do atentado? Ou será que a Gestapo, diante da necessidade de arrumar imediatamente um culpado, apenas se aproveitou a história daquele homem?
“13 Minutos…” será exibido neste final de semana, dias 10 e 11 de dezembro, às 11h00, no Moviecom ARTE.

Ficha Técnica
Título: “13 Minutos Para Matar Hitler”
Título original: Elser: Er Hätte Die Welt Verändert
Direção: Oliver Hirschbiegel
Roteiro: Léonie-Claire Breinersdorfer e Fred Breinersdorfer
Elenco: Christian Friedel, Katharina Schüttler e Burghart Klaußner
Distribuição: Mares Filmes
País: Alemanha
Gênero: Drama
Ano: 2016
Duração: 110 minutos
Classificação: 14 anos
O Moviecom Arte é um projeto da publicitária e produtora Fátima Augusto em parceria com o Moviecom Jundiaí, que há 10 anos traz para a cidade filmes de arte e que não entram no circuito comercial.
Com um horário alternativo dentro da programação do cinema, o Moviecom Arte acontece todos os sábados e domingos às 11 horas e tem ingressos a R$ 10,50 e R$ 5,25.
O Moviecom Jundiaí fica no Maxi Shopping – Av. Antônio Frederico Ozanan, 6000 – Vila Rio Branco, Jundiaí – SP

Você pode gostar também

Deixe seu comentário